3 dicas de saúde mental para uma vida mais equilibrada e positiva!

4 minutos para ler

Garantir nossa própria qualidade de vida é fundamental. Seja buscando um momento de paz e tranquilidade, cuidando do corpo e da alma ou, simplesmente, refletindo e procurando fazer o que nos faz feliz. Qualquer atitude voltada para a manutenção da saúde mental é totalmente válida.

Temos certeza que você quer fazer de tudo para garantir que nenhum baixo astral ganhe raízes e atrapalhe seu dia a dia, certo? Por isso, listamos algumas dicas de saúde mental para que você possa levar uma vida mais leve, equilibrada e positiva.

Continue a leitura e diga xô, estresse!

1. Explore o contato com a natureza

Sabe aquela sensação gostosa de sentir a água fresca batendo no rosto, ou terra úmida entrando entre os dedos dos pés? E aquele momento revigorante em que o vento passa pelo corpo enquanto traz o cheirinho de terra molhada? Não tem como negar, esses simples contatos com a natureza são capazes de relaxar o corpo e a mente.

Explorar essa fonte de prazer natural é uma das dicas de saúde mental mais básicas e importantes que existem. A natureza nos proporciona uma sensação de conforto, paz e tranquilidade, sendo indispensável para controlar o nível de estresse e insatisfação. Por isso, vale a pena investir em momentos ao ar livre, seja por meio de uma tranquila caminhada ou pela prática de esportes radicais, como tirolesa e rafting.

2. Passe menos tempo em redes sociais

A tecnologia trouxe novidades para as nossas vidas e uma delas foi as redes sociais. De fato, é verdade que hoje elas se tornaram quase indispensáveis no dia a dia. Afinal, por meio delas, podemos socializar com nossos amigos, manter contanto com aqueles que estão longe e ainda ficar por dentro das novidades que acontecem no mundo todo.

No entanto, quando usadas em excesso, as redes sociais podem se tornar fonte de ansiedade e estresse. Isso porque, em geral, essas ferramentas potencializam as oportunidades de comparação social, o que torna fácil chegar à conclusão de que a vida de outras pessoas é mais interessante e legal que a sua.

Obviamente, isso não é verdade. Todos nós desfrutamos de algo maravilhoso: o benefício de viver o presente. Não existe mal algum em se manter conectado, sabemos disso. Mas, cá entre nós, não é bem mais prazeroso desfrutar a presença de quem amamos pessoalmente e viver cada momento por inteiro? Afinal, como disse Eckhart Tolle em seu livro “O Poder do Agora”, viver no agora é o melhor caminho para a felicidade e a iluminação!

3. Pratique a meditação

Em meio à rotina corrida, tirar um tempo para relaxar o corpo e a mente pode parecer um privilégio para poucos. Mas, para conquistar o tão sonhado momento de sossego, é necessário fazer apenas uma mudança simples na rotina: reservar um pequeno tempo para a meditação.

Essa prática milenar que fortalece o autocontrole, o foco, a calma e a concentração traz grandes benefícios para a saúde mental. Com ela, conseguimos controlar nossos pensamentos, medos e inquietações, passando a focar nos aspectos positivos da vida e aumentando nosso bom humor. 

Ainda não se convenceu? Então, vejamos um exemplo. De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Cognitive Enhancement, a prática diária de meditação é capaz de melhorar a capacidade de atenção do indivíduo e diminuir as perdas cognitivas causadas pelo envelhecimento. E sabe o que é mais interessante? A pesquisa foi feita com um grupo de participantes em um retiro durante 3 meses e, sete anos depois, aqueles que mantiveram o hábito ainda apresentavam tais benefícios. 

Agora você já está por dentro das melhores dicas de saúde mental e pode começar a colocá-las em prática. Mas, antes disso, vale a pena ressaltar um ponto importante: busque sempre sair da sua zona de conforto. Manter uma rotina, em geral, facilita bastante o dia a dia, mas sair do padrão e encarar novos desafios é essencial para conquistar uma mente sã e uma vida mais leve!

E aí, gostou das nossas dicas de saúde mental e quer saber mais sobre assuntos relacionados? Então, não se esqueça de assinar nossa newsletter. Assim, você receberá outros conteúdos incríveis direto no seu e-mail!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-