4 maneiras ideais de combater o estresse emocional e ter uma vida mais leve!

4 minutos para ler

O estresse emocional é uma situação muito comum. Basicamente, ele ocorre quando acumulamos algumas insatisfações internas, que podem estar relacionadas ao trabalho ou à vida pessoal. A partir de uma pequena mudança de hábitos, é possível vencer a situação e ter uma vida muito mais leve e positiva. E é exatamente isso que pretendemos mostrar neste post!

Então, confira as dicas que preparamos!

1. Tenha boas noites de sono

Pense bem: quantas vezes após uma boa noite de sono você se levantou relaxado, cheio de energia e disposição? Provavelmente, em todas elas, não é mesmo? Acredite, não se trata de uma coincidência. 

Isso acontece porque, durante o sono, o nosso corpo produz proteínas extras que auxiliam para fortalecer o sistema imune. Além disso, nesse momento, a produção de cortisol e adrenalina é diminuída, o que colabora para reduzir o nível de estresse.

2. Prefira uma alimentação saudável

Talvez você já tenha reparado que, quando fazemos uma refeição saudável, nosso corpo inteiro apresenta uma boa reação. Assim, sentimo-nos mais leves, saciados e dispostos.

Isso não é apenas uma impressão, pois a alimentação é um dos pontos mais importantes para a garantia do nosso bem-estar. Afinal, é por meio dela que nosso corpo recebe os nutrientes e substâncias necessárias para o seu funcionamento.

Por isso, além de optar por alimentos saudáveis no seu dia a dia, também é importante reduzir o consumo daqueles que podem contribuir para o agravamento de um quadro de estresse.

Um bom exemplo disso é a cafeína. Encontrada em chocolates, bebidas energéticas, doces e, obviamente, no café, essa substância, quando consumida em grandes doses, pode aumentar a sua ansiedade. Portanto, é bom ficar de olho, certo?

3. Entre em contato com a natureza

Outra dica fundamental para com bater o estresse emocional, sem dúvida, é investir no contato com a natureza. Afinal, passar um tempo ao ar livre é uma ótima alternativa para relaxar e, ao mesmo tempo, até para exercitar o corpo. Aliás, até quem mora em cidades grandes com poucas áreas verdes pode incluir alguns hábitos simples na rotina e curtir mais a natureza.

Por exemplo, caso haja um parque perto de casa, basta começar a praticar caminhadas de, pelo menos, 10 minutos diários. Também vale tomar sol por cerca de 15 ou 20 minutos. Isso ajuda a aumentar a disposição e estimula a produção de melatonina — hormônio importante para a regulação do sono.

Além disso, brincar com bichinhos de estimação, andar com os pés na terra e ouvir os sons da natureza também são excelentes opções!

4. Passe mais tempo com amigos e família

Em nossa lista de dicas para combater o estresse emocional, não poderíamos deixar de citar o contato com amigos e família. Afinal, a sensação de pertencermos a uma rede social é um verdadeiro bálsamo para a mente. Isso porque, quando estamos perto das pessoas de que mais gostamos, nosso humor melhora e nossa autoestima aumenta.

Sendo assim, inclua em sua agenda um tempinho reservado exclusivamente para essas pessoas especiais! Você pode planejar um passeio no fim de semana ou reunir os parentes para um almoço de família. O importante é estar na presença de quem você ama! 

Muitas vezes, em nossa rotina, damos preferência para as tarefas e obrigações e nos esquecemos do próprio lazer. O problema é que, com o excesso de trabalho, também vem o acúmulo de estresse. Por isso, lembre-se sempre de reservar um momento em sua rotina para praticar algum hobby. Isso é fundamental para recarregar suas energias!

Para isso, observe seus gostos pessoais e descubra quais atividades mais trazem satisfação e prazer para o seu dia a dia. Feito isso, separe-as em uma pequena lista, para, em seguida, intercalá-las com as obrigações presentes em sua rotina. Assim, sua vida será muito mais leve e balanceada!

Essa foi a nossa lista de dicas para combater o estresse emocional. Porém, gostaríamos de ressaltar que a prática de esportes radicais também é uma excelente forma de contornar esse problema. Por isso, não deixe de incluí-los em sua rotina!

Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de nossas novidades? Então, siga nossas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-