6 benefícios inovadores para transformar a sua equipe!

4 minutos para ler

A chegada dos millennials ao mercado de trabalho fez algumas empresas se reinventarem. Os profissionais não estão em busca apenas de salário e estabilidade. Ávidos por qualidade de vida e por empresas alinhadas aos seus propósitos, adotar benefícios inovadores virou alternativa para engajar, diminuir o turnover e agregar valor à marca empregadora.

Afinal, como manter uma equipe diferenciada, entregando soluções arrojadas para o negócio, com os benefícios básicos de sempre? Alguns incentivos podem trazer mais alegria e interação entre os funcionários, resultando em motivação e maior produtividade para a companhia.

Descubra 6 benefícios que podem demonstrar o nível de progresso e os valores de uma organização, e confira as vantagens de implementá-los em sua política interna! Vamos lá?

1. Home office e horários flexíveis

Conceder alguns períodos para o trabalhador executar suas funções em casa melhora a relação de confiança entre as partes e pode aumentar a qualidade das entregas. Caso o modelo de negócio não permita a modalidade, outra alternativa é adotar uma política de entrada e saída flexíveis.

Um funcionário preocupado com a saída dos filhos do colégio ou irritado pelas horas de trânsito, com o sono interrompido para poder marcar o ponto no horário, afeta o rendimento e o clima organizacional muito mais do que ausências momentâneas no escritório.

2. Cantinho do café

Um espaço para lanches e café da tarde pode ajudar na comunicação da equipe e permitir uma pausa para momentos estressantes ou de bloqueio criativo. O funcionário reconhecerá a preocupação da empresa com seu bem-estar e tenderá a usar o benefício de maneira consciente.

Além dos tradicionais chá e café, coloque leite, frutas e sanduíches saudáveis na geladeira, com acesso liberado. Para deixar o clima ainda mais agradável, invista em uma decoração leve e moderna, com assentos confortáveis.

3. Atividades ao ar livre

O contato com a natureza possibilita equilíbrio entre corpo e mente, aliviando tensões e dores emocionais da equipe. A vivência ao ar livre auxilia na dinâmica do grupo e na inteligência coletiva, se as atividades forem direcionadas para superar limites, transpor desafios e lidar com opiniões diferentes.

A empresa pode fugir das tradicionais caminhadas e ginástica e oferecer trilhas, circuitos e atividades mais radicais, como o rafting, proporcionando experiências mais marcantes e desafiadoras com o intuito de afinar as competências dos seus prodígios.

4. Cursos de idiomas

Investir na formação é prática comum de algumas multinacionais. Entretanto, muitas direcionam o benefício apenas para cursos e graduações correlatas às funções dos colaboradores.

Fazendo uma parceria com professor ou instituição de idiomas, a empresa pode agregar valor àqueles que não necessitam de outras línguas para executar suas atividades, como profissionais da limpeza, operadores de máquinas ou atendentes, mas que podem utilizar esse recurso para alavancar sua bagagem cultural.

5. Viagens para aniversariantes

A empresa de soluções digitais Moz proporciona uma viagem com custos de até 3 mil dólares para cada funcionário no dia do aniversário, partindo da premissa que funcionários contentes são mais criativos e trazem inovações lucrativas.

Ainda que seu budget não permita proporcionar passeios internacionais ou grandiosos, seria interessante adotar a novidade e medir os índices de satisfação gerados a partir dela.

6. Plano de previdência

Cuidar do futuro e estabilidade financeira é tão importante quanto oferecer um plano de saúde. Oferecer previdência privada, dando a oportunidade do funcionário realizar aportes em conjunto com a empresa favorece sua educação financeira e demonstra a preocupação com sua segurança, mesmo quando ele não fizer mais parte do time.

Como afirma Márcio Fernandes, um dos líderes mais admirados do Brasil, “felicidade dá lucro”. Seu livro não trata necessariamente de benefícios inovadores, mas evidencia a necessidade de adaptar organizações à valorização e satisfação da coletividade, de forma e se manterem competitivas e valorizadas no mercado.

Essa mudança não precisa ser radical e imediata. Entenda o perfil dos seus colaboradores e adote os estímulos mais adequados, tanto a eles quanto para a realidade do negócio, fazendo testes e melhorias sempre que preciso.

Gostou deste post sobre benefícios inovadores na empresa? Então, siga-nos em nossas redes sociais e acompanhe outros conteúdos sobre inovação e transformação de equipes! Estamos no Instagram, Facebook, YouTube e Google +!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-