8 dicas de como se cuidar melhor para ter uma autoestima poderosa

4 minutos para ler

Depois de algum tempo em uma rotina estressante, o corpo e mente gritam exigindo que você procure como se cuidar melhor. Essa falta de atenção não nos torna apenas propensos ao aparecimento de doenças ou com maior dificuldade de lidar com problemas, ela também pode ser motivo para qualquer pessoa se isolar e deixar de conviver bem com aqueles que estão ao seu redor.

Por isso, precisamos avaliar nossos hábitos e intervir nessa rotina quando necessário, principalmente para aumentar a autoestima e viver intensamente novas aventuras. Se você ainda não sabe quais atividades podem ajudar você a relaxar, continue a leitura e tome coragem para promover uma mudança em sua vida!

1. Faça meditação

Tire um tempo de meditação em cada manhã para ajudar a equilibrar a sua mente para o dia. Aproveite para pensar em todas as coisas pelas quais você é grato. Isso fará com que organize seus pensamentos, foque em suas funções e tenhas disposição para o trabalho, evitando situações de estresse e ansiedade.

2. Escreva o que sente

Essa atividade é terapêutica e pode ser feita em poucos minutos. Descreva alguns de seus sentimentos, ideias ou anseios. Mantenha um caderno perto da sua cama para incorporar a atividade em sua rotina com mais facilidade.

3. Crie o hábito de ler

Leia um livro. Todos nós precisamos fugir das preocupações e da realidade de nossas vidas de vez em quando. A leitura pode ser rápida, nas pausas para o almoço ou antes de dormir. É uma atividade relaxante que nos permite escapar das pressões cotidianas.

4. Convide um velho amigo para um passeio

Procure alguém com quem você nunca tem tempo de conversar. Nossas rotinas são atribuladas, mas isso nunca deve atrapalhar boas amizades.

Carreira e responsabilidades nos fazem esquecer daqueles que são queridos e, mesmo nessa era em que as mídias sociais nos aproximam das pessoas, tendemos a acompanhá-los somente a distância, em vez de nos conectarmos pessoalmente.

Convide os amigos para um dia de aventura, aproveite para se aproximar da natureza e esquecer dos problemas: pratique esportes radicais, como tirolesa, bike trail, trilhas, caiaque, rafting, que são excelentes formas de liberar adrenalina para renovar as energias!

5. Desconecte-se por um tempo

Se afastar brevemente da tecnologia pode dar mais tempo para pensar em si mesmo. As pessoas tendem a pegar o telefone quando acordam, logo saem para o trabalho, verificam e respondem e-mails e logo já é hora de trabalhar novamente.

Deixe computadores e dispositivos móveis de lado até que você tenha tempo para se preparar para o dia, tome seu café da manhã com tranquilidade, pois ela é a refeição mais importante, e olhe com mais frequência pela janela, observando os detalhes.

Podemos passar muitos momentos de satisfação na natureza e essa pode ser a forma mais prazerosa de se desconectar da vida agitada da cidade.

6. Faça refeições saudáveis

Somos o que comemos, e mesmo que a correria do dia a dia nos obrigue a comer fora, é importante preparar alimentos saudáveis para serem consumidos no horário de almoço. Dê preferência aos pratos leves, pouco salgados, evite frituras e privilegie frutas, legumes e verduras.

7. Durma o suficiente

Uma noite mal dormida pode comprometer o bom funcionamento do nossos corpos, portanto durma no mínimo seis horas por dia: o sono não faz bem apenas fisicamente, mas também, para a saúde mental.

8. Exercite seu corpo

Mesmo um pequeno tempo de exercício contribui para reduzir o estresse. Pode ser uma caminhada pela manhã ou até mesmo a prática de esportes radicais, que liberam hormônios que combatem até a depressão.

Se vista de acordo com a atividade escolhida, alimente-se bem e não tenha medo de começar, mesmo que você tenha que praticá-la inicialmente por conta própria. Logo a atividade vira rotina e se torna imprescindível para que você termine seu dia bem.

Nossa mente e corpo são ativos muito valiosos. Para suportar problemas e nos sentirmos mais felizes, ambos precisam ser mantidos em boa forma. Agende um tempo para si mesmo e perceba a diferença em sua vida.

Agora que você já sabe como se cuidar melhor, que tal praticar um rafting? Descubra  como praticá-lo por conta própria e divirta-se!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-