A importância de saber como dar feedbacks e deixar os colaboradores motivados

3 minutos para ler

É essencial aprender sobre como dar feedback, pois ele é muito importante e necessário para sua empresa. Muitos o confundem com crítica. Mas você sabe qual a diferença entre eles?

Crítica se refere apenas ao que está errado, sem possibilitar melhorias. Às vezes, a crítica não está nem fundamentada em dados e informações, isto é, trata-se, muitas vezes, de um juízo de valor. Mas ela não assume somente a forma negativa, podendo ter a proposta de otimizar algo e contribuir com soluções ou alternativas. Assim como o feedback, que possibilita meios para otimizar o que não está tão bom. 

Em uma organização, os colaboradores precisam do feedback para se sentirem mais motivados, pois os gestores criam a oportunidade de o colaborador se desenvolver e podem demonstrar o quanto eles são essenciais nos resultados. Inclusive, é possível alinhar as metas e objetivos da organização com os do funcionário.

Neste post listamos as melhores técnicas de feedback que vão deixar o clima da empresa mais positivo e motivar os colaboradores a buscarem sempre o melhor. Continue com a leitura e confira!

Jamais exponha o colaborador

Muitos líderes erram nesse ponto, pelo fato de se irritarem com erros ou equívocos que os funcionários cometem. Nunca dê um feedback quando estiver muito irritado, pois pode acabar falando alto e expondo o colaborador. Dessa forma, ele pode se sentir desmotivado e prejudicar a produção do seu negócio.

Não se esqueça de que você não deseja criticar o indivíduo e nem diminuir sua auto-confiança. Não critique a pessoa em si e nem faça isso perto de outros funcionários. Sempre fale a respeito do trabalho e não se esqueça de ser um líder na situação.

Utilize um tom que passe segurança

É muito importante saber como dar feedback, pois o tom de voz e as palavras utilizadas para se comunicar fazem toda a diferença no seu negócio. Muito cuidado com a maneira com que você se coloca diante de seus colaboradores: caso seja agressivo, além de ser prejudicial para a sua imagem, demonstra muito descontrole.

Isso é péssimo para a produtividade e reduz muito o engajamento dos funcionários. É preciso se impor e demonstrar profissionalismo e empatia. Dessa forma, eles se sentirão seguros e isso fará com que respeitem você como pessoa e como profissional.

Incentive seu colaborador

Alguns líderes têm o péssimo hábito de apenas dar o feedback quando alguma coisa está errada, não oferecendo um retorno positivo que incentive o funcionário. Já outros têm receio de feri-lo com um feedback negativo e costumam ignorar a situação. Na verdade, o recomendado é dar os dois tipos de feedback, mas sempre com palavras de incentivo.

Por fim, ao saber como dar feedback, se torna mais fácil corrigir os defeitos e também reforçar as competências e habilidades do colaborador. Isso deixa claro que o profissional é valorizado e respeitado. O feedback é uma ação de comunicação clara, que tem o intuito de aperfeiçoar o trabalho de todos e nortear os processos de modo a trazer resultados positivos para o negócio.

Percebeu como realizar o feedback pode ser uma ótima ferramenta para o desenvolvimento de sua equipe? Então aproveite e aprenda 4 dicas para lidar com colaboradores difíceis e aperfeiçoe ainda mais suas habilidades como gestor!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-