Afinal, como é a experiência de praticar rafting em Juquitiba?

7 minutos para ler

Você quer encarar novos desafios? Ter uma experiência única que transformará a sua vida para sempre? Então, praticar o rafting em Juquitiba deve ser a sua próxima aventura! A cidade fica a poucos quilômetros de São Paulo e representa uma ótima alternativa para fugir da rotina e praticar esportes radicais.

O rafting estimula diversas sensações no corpo e na mente. O contato com o rio e com a natureza gera reflexões que contribuem para o desenvolvimento humano e social de quem pratica a atividade. Todos que participam da descida passam por um processo de renovação que impacta diretamente em suas vidas. O que está esperando para experimentar?

Neste artigo, você entenderá melhor sobre como é a experiência de praticar rafting em Juquitiba, além de conhecer mais informações sobre a cidade. Vamos lá?

Quais são os benefícios do rafting em Juquitiba?

O rafting é um esporte que todas as pessoas deveriam praticar ao menos uma vez na vida. Ele tem a ver com superação, ou seja, com a busca por ultrapassar limites — despertando também o lado aventureiro de cada um. Por isso, quem participa dessa experiência única sempre tem vontade de repetir a dose.

Trata-se do tipo de emoção que transforma completamente a vida do seu praticante, capaz de estimular diversos sentimentos no coração e na mente de cada um. Isso se estende por todo o corpo e melhora o humor, o astral e a convivência em grupo — algo completamente necessário para aprimorar a nossa sociedade.

A emoção também está presente durante a descida no rio, já que a adrenalina de vencer os obstáculos e remar até o destino é renovadora e promove uma melhora na saúde mental do praticante. Isso porque a sensação de desafio troca a rotina monótona das grandes cidades por um passeio com muita aventura e contato com a natureza.

Esses benefícios à saúde mental acontecem principalmente por conta da liberação da endorfina, hormônio considerado como um remédio natural e grande aliado no combate à depressão, conhecida como o mal do século. 

A prática do rafting também traz benefícios físicos. A descida do Rio Juquiá dura entre duas e três horas, proporcionando uma queima de até mil calorias. Além disso, diversas partes do corpo são estimuladas — como os ombros e os bíceps, utilizados para remar até o final.

Outro fator importante é a criação de novas amizades entre os integrantes dos grupos, o que é um dos diferenciais do rafting. Compartilhar essa experiência aumenta a capacidade das pessoas em conviver e ter mais empatia com o próximo.

Um diferencial da cidade é a descida noturna, que ocorre em noites de lua cheia. A imagem do rio prateado é inesquecível e a aventura tem a mesma emoção do rafting tradicional, ao mesmo tempo em que é diferente e especial. Como as condições dependem da lua, é obrigatório agendar o passeio com antecedência.

Quais são as principais características de Juquitiba?

Se você ficou interessado em experimentar o rafting, então, Juquitiba é o lugar ideal para a sua aventura! O esporte está no coração da cidade e, com a proximidade da capital, a viagem fica proveitosa e nada cansativa. 

A cidade de Juquitiba está localizada na Região Metropolitana de São Paulo, a 76 km da capital. Sua principal característica é ser a maior área de preservação ambiental das adjacências e a maior reserva da Mata Atlântica. Isso favorece o ecoturismo e a prática de esportes radicais.

O local tem tradição nessas atividades, abrigando empresas com décadas de experiência em operar passeios. O Rio Juquiá, uma das principais atrações de Juquitiba, tem quase 6 km de decida e é um dos locais mais indicados para a prática do rafting no país, com estrutura pronta para proporcionar vivências únicas.

Além do rafting, os passeios na natureza também estão entre os carros-chefes da cidade. Existem diversas cachoeiras na região, bem como trilhas que podem ser feitas a pé ou de bicicleta. As belezas naturais de Juquitiba ficam escondidas do centro, mas são uma visita obrigatória para quem deseja fugir da rotina e realizar atividades renovadoras.

Existe a opção de aproveitar um dia de aventuras e esportes radicais, conhecido como day use. Por um preço único, o visitante desfruta de algumas atividades que a empresa oferece — como caiaque, slackline e stand up paddle. Esse pacote é indicado para quem deseja levar toda a família ou maximizar a emoção durante a sua folga.

Por que a cidade de Juquitiba é indicada para o rafting?

O nome Juquitiba significa “terra de muitas águas”, o que já indica que, por lá, prevalece a prática do rafting. O Rio Juquiá tem um bom volume de água durante todo o ano e pode receber as descidas em todos os meses, com níveis diferentes de dificuldade.

A distância é outra vantagem. São necessárias cerca de 1h30 de carro para chegar à cidade, partindo do centro de São Paulo. Isso significa que é possível visitar Juquitiba em apenas um dia sem percorrer grandes distâncias (ao contrário de Brotas, por exemplo, que fica a 3 horas).

Existem duas dificuldades na descida do Rio Juquiá. Na parte baixa está o nível III, recomendado para quem nunca praticou o esporte e pretende ter a primeira experiência. Já a parte alta pode chegar à classe IV, que é ideal para aqueles que buscam uma dose extra de adrenalina e emoção no passeio.

Pela presença do rio, a cidade de Juquitiba tem uma estrutura montada para receber os visitantes que desejam praticar o esporte. As empresas contam com instrutores treinados e responsáveis por guiar os participantes até o fim da descida. O foco é garantir que cada pessoa tenha uma experiência personalizada, que guardará para o resto da vida.

Por que escolher uma empresa confiável para praticar o rafting?

Os esportes radicais, naturalmente, apresentam riscos durante a sua prática. Por esse motivo, é fundamental escolher uma empresa que tenha experiência no mercado e garanta, de todas as formas, a segurança dos envolvidos, tanto com equipamentos quanto com funcionários bem preparados.

No caso do rafting, alguns itens de segurança são obrigatórios para minimizar os riscos de acidente. É o caso do capacete, que protege de traumas na cabeça, e do colete salva-vidas, que evita afogamentos em caso de quedas. A corda de resgate também é fundamental para puxar as pessoas de volta para o bote.

Desde as instruções até o fim do passeio, os funcionários devem se preocupar com o bem-estar das pessoas. Isso significa manter a atenção e o cuidado com todos os participantes, garantindo que essa aventura seja única para quem visita o parque e a cidade de Juquitiba.

Uma empresa com boas avaliações e reconhecimento é capaz de proporcionar uma experiência melhor ao seu cliente, voltada inteiramente para a sua satisfação. Dessa forma, uma relação de confiança é criada entre as pessoas e a marca, o que gera amizades entre o grupo e uma atividade mais prazerosa.

Por conta da curta distância para a capital e de todas as sensações que esse esporte proporciona, praticar o rafting em Juquitiba é uma atividade que deve entrar na lista de qualquer pessoa interessada em sair da rotina e viver novas experiências. A emoção e a adrenalina ficam marcadas em todos e, além dos benefícios físicos e mentais, é praticamente impossível não querer repetir a aventura. Transforme a sua vida agora mesmo com o esporte radical!

E aí, ficou interessado em praticar o rafting? A Rio Abaixo tem 22 anos de experiência no mercado e está localizada em Juquitiba. Entre em contato conosco agora mesmo para tirar as suas dúvidas e agendar o seu passeio!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-