Alta performance demanda uma alta responsabilidade: Entenda como gerenciar uma equipe assim!

Quem dera a alta performance fosse apenas um objetivo ou status a ser alcançado, não é mesmo? Na verdade, trata-se de uma prática diária de aprimoramento e convivência. Performar bem está diretamente ligado a uma rotina organizada e que não prejudique o bem-estar dos colaboradores.
E, convenhamos, o líder que trabalha com esse intuito sabe muito bem que a ideia é complexa, pois precisa estar ligado em como produzir mais, com melhor qualidade, em tempo hábil e motivando a equipe diariamente.
Desafiador? Sim! É como uma equipe esportiva: é necessário treinar bastante, alinhar os interesses e praticar à risca a rotina planejada para o time. Quer aprender como? Então, acompanhe o texto. Boa leitura!
Como gerenciar uma equipe altamente engajada?
Para ganhar produtividade e alta performance, o líder precisa identificar em seus processos aquilo que está impedindo o bom funcionamento do trabalho.
Compreende por que é uma tarefa diária? A cada momento o diagnóstico indicará razões diferentes. Veja alguns exemplos.
Fatores externos
Eles desviam o foco da dedicação da equipe, mas devem ser cuidadosamente avaliados. Às vezes, o problema pode ser banal, como um simples jogo de futebol ou mesmo uma véspera de feriado, mas os trabalhadores também são muito afetados por tensões políticas, familiares e questões de saúde.
Fatores internos
Um boato de corte de gastos pode gerar uma distração difícil de ser combatida no contexto organizacional. Um ambiente de trabalho tumultuado dificulta a concentração, assim como processos pouco dinamizados, com tarefas enfadonhas e individuais.
O importante é considerar o todo, afinal, o contexto no qual a pessoa está inserida é determinante para a entrega e garra diária do profissional. E a família é o fundamento e principal agente motivador. O núcleo familiar ajuda a manter seus sonhos vivos e dá mais ânimo para manter o ritmo da alta performance.
Como tornar a rotina da equipe mais eficiente?
Gerir uma equipe que trabalha em ritmo de alta performance não é tarefa para amadores. Por isso, separamos algumas dicas para que a rotina seja mais eficiente. Veja!
Processos mais dinâmicos
Geralmente, as tarefas feitas por mais de um colaborador têm resultado melhor. Isso acontece porque um ajuda o outro tanto na execução quanto na revisão dos trabalhos. O serviço feito em grupo é mais ágil e incentiva a competição saudável dentro da equipe.
Estimule a proatividade e o otimismo. É bem melhor ser um gerente que inspira o time do que um que somente dá ordens, concorda?
Meditação corporativa
Ajuda muito na mudança comportamental das pessoas e qualquer técnica de meditação é válida: ioga, alongamento… Os atletas do mundo dos negócios sabem da importância de manter a mente e o corpo em sintonia para potencializar sua produtividade. Então, é uma atividade que pode fazer parte da rotina, pois ajuda a manter o foco e a concentração. São vários os benefícios:
- diminui a ansiedade do grupo;
- ajuda a acalmar e organizar as ideias;
- diminui o estresse corporal e mental;
- melhora a cognição;
- reduz a distração.
Concentração de energia
O que mais pode ajudar a não gastar tanta energia é ter bem planejadas as estratégias, objetivos e uma agenda organizada! Isso sim ajuda a aumentar a produtividade, pois evita o retrabalho e mantém o grupo coeso. Alta performance está relacionada à melhoria individual e ao interesse pessoal em querer se desenvolver. “Eu quero, eu posso”. Tem mais ações para melhorar a performance da equipe? Claro, olha só!
- biohacking;
- mindfulness;
- mente inabalável;
- rituais de alta performance;
- comunicação não violenta;
- modelos mentais;
- descansos para alta performance;
- hackear o sono.
Trabalhar em ritmo de alta performance é para sua equipe?
E então? Vai encarar o desafio? Lembre-se que trabalhar dessa forma significa:
- confiança nas pessoas;
- respeito;
- informação compartilhada;
- empatia;
- organização;
- comprometimento unânime.
Melhor começar logo a aplicar nossas dicas se pretende transformar o dia a dia da sua equipe a fim de ter alta performance em seus processos, não é verdade? E lembre-se, a busca diária do time deve ser construir juntos um propósito e não simplesmente lucrar.
Se curtiu o nosso texto, siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de mais conteúdos! Estamos no Facebook, Instagram e também no YouTube.