Aprenda a criar um roteiro de viagem de carro inesquecível

4 minutos para ler

Você procura fugir da rotina e conhecer novos destinos? Por uma sensação de liberdade e possibilidade de tomar as suas próprias decisões? O automóvel, muitas vezes, é deixado de lado na hora de planejar as suas férias, mas com a criação de um bom roteiro de viagem de carro, você será capaz de viver experiências únicas Brasil afora.

Neste post, você conhecerá algumas dicas para montar o seu roteiro, além de alguns cuidados para ter uma ótima experiência em sua viagem de carro. Confira!

Por que viajar de carro?

Viajar é uma atividade renovadora. Mas você pode adicionar uma sensação de liberdade e autonomia se você optar pelo carro como meio de transporte. Com o automóvel, você é dono do seu destino, o que lhe permite escolher as cidades que deseja conhecer e os pontos turísticos que pretende visitar. E o melhor: podendo parar a qualquer momento.

Com essa independência, é possível mudar o roteiro com maior frequência e conhecer lugares mais afastados, o que seria mais complicado em uma viagem de avião. Sem depender de ninguém, você também é capaz de ir e voltar a hora que quiser. É uma experiência única para o viajante sozinho ou para toda a família.

Quais as dicas para montar um roteiro de viagem de carro?

Defina os destinos

Essa é uma das primeiras decisões a ser tomada e que fará a diferença na hora de montar o roteiro. É fundamental escolher por onde a viagem começará e qual será o destino final. No meio do caminho, as cidades visitadas também precisam ser decididas, com a prioridade para deslocamentos mais curtos.

Uma dica é pesquisar sobre o trânsito de cada cidade para escolher o melhor dia para visitá-las. Grandes metrópoles, como Rio de Janeiro e São Paulo, têm horários com fluxo mais intenso, inclusive nas rodovias. Prefira dias mais tranquilos para transitar por elas.

Reserve os hotéis para passar a noite

Um bom descanso é fundamental para aumentar a disposição de dirigir e conhecer novos lugares durante o dia. Por isso, deixe reservados todos os hotéis para passar a noite. Dê a preferência para hotéis ou pousadas com estacionamento, assim, você tem onde deixar o carro em segurança durante a noite. Alguns locais cobram por esse serviço, portanto, é recomendado entrar em contato antes para confirmar essa informação.

Pesquise o caminho para evitar surpresas

O GPS e os aplicativos de navegação se transformaram nos melhores amigos dos motoristas. Porém, é fundamental pesquisar melhor sobre os caminhos antes da viagem. Isso evita possíveis problemas, como falha de sinal, e também garante a possibilidade de traçar rotas alternativas (e mais belas).

Calcule os gastos com a gasolina e os pedágios

As rodovias são privatizadas? Qual o preço dos pedágios? Essas são algumas questões que precisam ser respondidas na hora de montar o roteiro. Como esses gastos, geralmente, são realizados em dinheiro, é importante separar a quantia necessária anteriormente. Além disso, o preço da gasolina varia nas cidades, o que impacta diretamente no orçamento da viagem.

Avalie as condições do carro

A decisão sobre qual carro utilizar na viagem deve levar em conta alguns fatores. Se você tem um veículo próprio, é importante avaliar se ele tem condições para percorrer todo o trecho, principalmente em estradas de pior qualidade. Nesse caso, uma revisão geral é obrigatória antes de sair.

Caso não tenha um carro próprio ou prefira um automóvel de maior qualidade, alugar é a melhor opção. Nas locadoras, os carros são revisados e prontos para o uso. Porém, é bom destacar que o combustível é pago por fora do valor total e, antes da entrega, deve-se encher o tanque para a devolução.

Com essas dicas, você será capaz de criar o melhor roteiro de viagem de carro e viver dias de liberdade e autonomia. Essa é uma das melhores maneiras de melhorar a sua qualidade de vida e combater o estresse. Já sabe quais serão os seus próximos destinos?

E aí, gostou do conteúdo? Você pode compartilhar este artigo em suas redes sociais e, quem sabe, encontrar novas companhias para a sua próxima viagem de carro!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-