Banho de floresta: entenda como ele pode melhorar sua vida de uma vez por todas!

3 minutos para ler

Mesmo um pequeno contato com a natureza pode proporcionar um significativo bem-estar, tanto para o corpo quanto para a mente. Não à toa, o banho de floresta é uma atividade cada vez mais procurada pelas pessoas para contrapor as consequências do ritmo corrido da cidade.

Essa prática nos permite conectar de uma forma profunda com o meio ambiente, trazendo alegria e satisfação física. O cheiro das plantas, a paisagem e as texturas experimentadas trazem benefícios que regeneram a saúde física, ampliam o ânimo e equilibram a mente.

Saiba como o banho de floresta pode melhorar o seu bem-estar e aprenda a praticá-lo para ter uma vida melhor!

Como surgiu o banho de natureza?

Conhecido também como banho de floresta, a atividade tem origem no Japão dos anos 80, onde é chamado de shinrin-yok. Ele surgiu para afirmar a importância da relação do homem com a natureza como forma de recuperar as necessidades orgânicas do corpo e elevar a qualidade de vida.

O que é o banho de floresta?

Em termos práticos, o exercício consiste em caminhar por um trajeto sem um horário definido, sentindo todas as nuances, texturas e sensações trazidas pelo ambiente natural. Uma opção é realizar a caminhada de preferência sem companhia e sem o uso de aparelhos eletrônicos.

Alternativamente, podem ser realizadas trilhas de desafio com banhos de lama, tornando a imersão uma divertida experiência com risos soltos e muitas brincadeiras — mas nem por isso com menor poder de  transformação. 

Seja qual for a escolha, para aproveitar plenamente todos os benefícios, as atividades devem ser realizadas sem pressa nem ansiedade.

Quais os benefícios que o banho de floresta traz?

Os banhos de floresta comprovadamente reduzem o nível de cortisol do corpo, aliviando o estresse. Além de trazer alegria, promovem uma melhora na pressão arterial e aumentam a imunidade.

Para quem sofre de depressão, os banhos de natureza são ótimos aliados. Trazendo grande sensação de satisfação, eles ajudam no metabolismo, sendo muito bons para a saúde emocional.

Como fazer essa técnica no Brasil?

Embora possa ser realizada em parques dentro da cidade, é aconselhável procurar lugares mais afastados dos centros urbanos, onde se pode ter uma ampla área de silêncio e iluminação natural. 

Cidades como Juquitiba, por exemplo, no interior de São Paulo, oferecem uma grande área verde com infraestrutura para desfrutar dos banhos de natureza com total segurança e tranquilidade.

É importante escolher um lugar em que você se divirta e sinta acolhido. Dessa forma, poderá deixar todas as preocupações de lado e se entregar profundamente às caminhadas dentro da floresta.

A ideia do banho de floresta é se desconectar da cidade e do dia a dia do trabalho, além de poder usufruir de uma prática de cura e bem-estar. Sendo fácil de ser realizada por pessoas de todas as idades, a prática pode agir como um verdadeiro renovador da energia física e emocional, recuperando a saúde de uma forma muito prazerosa.

As atividades ao ar livre têm um enorme potencial de trazer benefícios para você. Saiba mais sobre esse assunto em nosso outro post e descubra como o contato com a natureza pode transformar a sua vida para muito melhor! 

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-