Como a transformação da motivação do seu colaborador tem impactos na sua empresa?

4 minutos para ler

A motivação do colaborar varia conforme suas expectativas de realização pessoal e profissional, a oferta de condições mínimas de trabalho que atendam adequadamente suas necessidades fisiológicas e de segurança, a qualidade do seu relacionamento interpessoal e a estima pela realização do trabalho.

Um funcionário motivado é mais produtivo, ajuda seus colegas, é mais participativo e resiliente — coloca-se no lugar do próximo e se empenha na busca por resultados globais mais positivos.

Quer saber como proporcionar essa motivação aos seus colaboradores e se aproveitar desses benefícios? Continue a leitura deste post!

Recompense bons resultados

Com uma política clara de bonificação por meio de uma remuneração variável, como a comissão, por exemplo, as metas estabelecidas podem ser atingidas com mais facilidade. O pagamento é oferecido aos colaboradores com melhores resultados.

Mas a recompensa também pode ser concedida de outras formas, sem prejudicar seu efeito na motivação do colaborador: folgas, flexibilidade de horário, possibilidade de aderir ao home office, guloseimas no café da tarde ou entradas para eventos na cidade, por exemplo.

Incentive o desenvolvimento profissional

Quando colaboradores são mais preparados, a empresa tem mais chances de ser eficiente e alcançar os resultados desejados. Atualmente, manter um talento no quadro de colaboradores é menos custoso que promover processos de recrutamento e seleção.

Por isso, é importante garantir aos funcionários opções de qualificação profissional para desenvolver a capacidade de trabalho da equipe e aumentar a perspectiva de crescimento dos colaboradores.

Podem ser promovidas palestras, treinamentos, cursos e workshops, tanto em plataformas digitais quanto nos ambientes de aprendizado tradicionais. A empresa também pode avaliar a possibilidade de pagar uma graduação ou um curso de idiomas para aumentar a satisfação do funcionário.

Ofereça feedbacks frequentes

Líderes precisam conceder feedbacks constantemente para que o colaborador tenha a chance de melhorar seu desempenho e provar sua capacidade. Todos nós precisamos de um direcionamento para evidenciar a qualidade em nossas tarefas.

Os profissionais podem ser convidados individualmente para uma conversa ou participar de reuniões em que aspectos mais gerais da equipe são discutidos. O importante é evidenciar os pontos positivos e apontar o que pode ser melhorado.

Promova encontros corporativos

Confraternizações ou pequenos encontros para comemorar o alcance de uma meta ou os aniversariantes do mês devem fazer parte do calendário corporativo. A comunicação é promovida porque as pessoas são inclinadas a conversar mais, sugerir mudanças ou melhorar a relação com seus colegas quando estão em eventos menos formais.

Incentive a prática de esportes

A prática de esportes motiva uma competitividade positiva dentro do ambiente de trabalho. Por isso, promova campeonatos de diferentes modalidades ou opte por outros esportes conforme as preferências dos envolvidos.

Esportes de aventura são excelentes oportunidades para despertar a impressão de pertencimento na equipe, além de ser divertido e uma forma de desenvolver o autoconhecimento e a confiança.

A prática do rafting, por exemplo, favorece a sincronicidade do time, a capacidade de ouvir e executar ações em prol de um objetivo comum. Além disso, estimula o surgimento de lideranças e promove a comunicação.

Quando o gestor promove a motivação do seu colaborador, ele compartilha os valores do negócio com o agente mais importante para o seu sucesso. Um trabalhador satisfeito é capaz de ser a diferença para os resultados da empresa e a comunidade em que vive.

Agora que você descobriu algumas formas de promover a motivação do colaborador na empresa, que tal deixar seu comentário com sugestões que não apresentamos?

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-