Como achar um propósito de vida que te faça se sentir mais completo?

4 minutos para ler

Todos nós buscamos por um propósito de vida para nos sentirmos mais completos. Alguma atividade ou objetivo significativo e de longo prazo, que possa se desenvolver com o tempo e potencialmente mudar a vida de outras pessoas.

O propósito é adaptativo, em um sentido evolutivo. Ajuda os indivíduos e as espécies a sobreviverem, já que o motivo dessa necessidade pode estar associado a uma busca constante por melhor saúde física e mental.

Surge de dons especiais, mas também pode crescer a partir de uma conexão com os outros. Independentemente, depois de encontrar um propósito de vida, é possível perceber mais pessoas trilhando o mesmo caminho. Descubra agora como se sentir mais completo com sua descoberta!

Transforme uma dor pessoal em cura para os outros

Se você já passou por experiências ruins e traumáticas, esse pode ser o gatilho para desenvolver um propósito de vida. Uma pessoa que sofreu abuso sexual na infância, por exemplo, pode auxiliar outras crianças que foram submetidas ao mesmo tratamento.

Pergunte para si: que dor, injustiça ou infelicidade você viveu, ou testemunhou, que te faz querer ajudar os outros? Muitas vezes, um propósito poderoso pode vir de uma dor intensa.

Ouça a opinião de outras pessoas sobre você

Pode ser difícil reconhecer alguma paixão pessoal. Afinal, você provavelmente gosta de fazer muitas coisas diferentes e essas atividades ficaram tão arraigadas em sua vida que você não percebe o quão importante elas são.

Felizmente, existem pessoas de sua própria convivência que podem dar sugestões e apontar caminhos. Escolha algumas, entre em contato e pergunte a primeira coisa que elas pensam quando escutam seu nome.

Você também pode passar a observar um padrão nos elogios que recebe. Quando muitas pessoas te reconhecem pela mesma habilidade, talvez seja isso que servirá de base para criar um propósito de vida.

Cultive admiração, gratidão e altruísmo

Certas emoções e comportamentos que promovem a saúde e o bem-estar também podem fomentar um senso de propósito. A experiência da admiração nos faz sentir conectados a algo maior do que nós, portanto, fornece uma base emocional para um propósito. Mas não basta sentir que você é uma pequena parte de algo maior, é preciso se sentir motivado a impactar positivamente o mundo com essa conexão.

É aí que a gratidão e a generosidade são despertadas: ao percebermos que as pessoas e o mundo nos trazem coisas boas, automaticamente, estaremos mais motivados a dar algo de volta. Logo, nos envolvemos em comportamentos mais altruístas, como o voluntariado ou a doação, e, posteriormente, podemos definir essa atitude pontual como um propósito de vida.

Converse com pessoas fora do seu círculo social

Passamos muito tempo imersos em nossas vidas digitais — redes sociais, e-mail etc. Algumas vezes, é preciso resistir a vontade de conferir as atualizações e conversar com pessoas estranhas, para se inspirar na vida dos outros.

Quando estiver no ônibus ou esperando um amigo, por exemplo, pergunte as pessoas que estão ao seu redor quais são seus projetos, o que gostam de fazer ou quais as suas motivações. Isso pode abrir seus olhos para novas atividades, lugares para visitar, causas ou oportunidades de carreira, fundamentais para ajudá-lo a encontrar seu objetivo.

Avalie injustiças que o incomodam

Busque por alguma coisa que te deixa profundamente infeliz e te incomode a ponto de querer agir. Pode ser o bem-estar animal, uma questão específica de direitos civis ou organizações que ajudam crianças com câncer. Existem várias instituições que precisam de auxílio. Basta descobrir uma causa pela qual você se sente apaixonado e doar seu tempo.

Achar um propósito de vida que te faça sentir completo não é algo que pode ser feito em alguns dias, semanas ou meses. Pode ser uma jornada ao longo da vida e isso só será feito com um passo de cada vez.

Você também pode descobrir que seu propósito muda com o tempo. Por isso, tenha em mente que seu objetivo não significa, necessariamente, que você tenha que mudar o que já está fazendo. Basta perceber se o caminho que está seguindo vai te levar na direção que você deseja seguir.

Agora que você sabe como encontrar seu propósito de vida, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude os outros a encontrá-lo também!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-