Como escolher a melhor empresa de rafting?

6 minutos para ler

Se você decidiu praticar o esporte, mas não tem experiência ou prefere se divertir sem preocupações, as empresas de rafting são a sua solução. Essa atividade demanda uma logística especial, seja de equipamentos ou viagens, que dificultam a sua realização por conta própria.

Atualmente, mais de 50 empresas disponibilizam a sua prática no Brasil. No entanto, é necessário prestar atenção nas particularidades de cada uma. A qualidade do atendimento e especialização do serviço, por exemplo, devem ser consideradas antes de tomar a decisão.

Neste post, vamos destacar os principais critérios na hora de escolher a agência ideal para praticar o esporte, além de dar algumas dicas para aproveitar melhor o passeio. Confira!

Confie em empresas preparadas para um bom atendimento

O rafting é um esporte de aventura que necessita de alguns cuidados para evitar acidentes durante as descidas. Por isso, é fundamental escolher bem a empresa com que realizará a atividade, para deixar de lado os cuidados com a segurança e se concentrar apenas na adrenalina que ele proporciona.

É recomendado praticá-lo sob a supervisão de um profissional, a não ser que você tenha anos de experiência. Ele é treinado para guiar o bote — mesmo que os integrantes não tenham nenhum conhecimento prévio — e prevenir qualquer adversidade durante o passeio.

Vale confirmar se a companhia tem todas as licenças para operar. Também é importante pesquisar várias opções, caso seja um marinheiro de primeira viagem. Se você já tem alguma vivência com o esporte, dê preferência para aquela que você sabe que vai lhe atender bem.

Procure agências especializadas

Um dos grandes diferenciais na hora de praticar o rafting é escolher uma agência que tenha o know-how do esporte. Diversas empresas de turismo oferecem o passeio, mas não têm a logística necessária para oferecer um serviço de alta qualidade, o que pode comprometer a experiência do cliente.

Uma das especificidades do rafting é o contato direto com a natureza. Como é realizado em rios e corredeiras, alguns deslocamentos dentro de parques e florestas são obrigatórios. Nesse caso, a agência mais especializada tem soluções para imprevistos que podem surgir no caminho, além de ter a capacidade de montar um roteiro ideal para o passeio.

O serviço especializado também facilita as férias de quem não deseja perder tempo resolvendo questões burocráticas. Algumas áreas são protegidas e licenças são necessárias para utilizá-las. O relacionamento com possíveis comunidades existentes próximas aos rios é outra vantagem sobre quem vai realizar a descida por conta própria. 

Pesquise avaliações sobre as empresas de rafting

Essa é uma das dicas essenciais para comprar qualquer serviço ou produto, e com o rafting não é diferente. Pesquisar as avaliações da empresa em sites de busca ajuda a traçar melhor um perfil que se adeque ao que o cliente procura. Além disso, ajuda a não entrar em “furadas” e transformar a diversão em dor de cabeça.

As redes sociais são um mecanismo interessante para conhecer melhor as agências. Geralmente, as pessoas que utilizam o serviço, deixam feedbacks nas páginas do Facebook contando sobre a experiência. Outro canal interessante é o Reclame Aqui, onde é possível reportar problemas ocorridos durante os passeios.

A indicação de amigos e conhecidos também deve ser considerada, principalmente pela proximidade. Apesar disso, é importante confirmar a reputação da empresa na internet para evitar problemas. E, claro, sempre contatar a agência em caso de dúvidas ou esclarecimentos sobre a atividade.

Verifique questões de tecnologia e segurança

A segurança deve ser uma das maiores preocupações de quem deseja experimentar o rafting. Por isso, pesquisar a infraestrutura que a empresa oferece é necessário antes de fechar qualquer pacote. Isso inclui os equipamentos e profissionais disponíveis no local.

Alguns objetos são extremamente necessários para garantir uma aventura sem nenhuma ocorrência. A corda de resgate, por exemplo, mantém a pessoa em contato com o bote, mesmo em caso de quedas e escorregões. Além disso, o colete salva-vidas evita afogamentos — mesmo para quem sabe nadar.

Escolha locais com infraestrutura completa

São necessárias pequenas viagens para praticar o rafting, principalmente se você for morador da capital. Além da atividade, que pode durar algumas horas, o deslocamento necessita de uma infraestrutura que vai além das corredeiras e equipamentos de segurança.

Restaurantes ou lanchonetes são importantes para assegurar uma boa alimentação, ainda mais depois do exercício físico que o esporte exige. Também são importantes locais para estacionar o carro e trocar de roupa ao final, já que se molhar está incluso na diversão.

Para quem deseja maximizar as aventuras de sua viagem, vale pesquisar se a empresa oferece outros tipos de diversão nas proximidades. Atividades mais leves, como tirolesa e Stand Up Paddle, podem ser realizadas no mesmo dia e incluídas em um pacote único.

Prefira agências que tenham relação com as competições de rafting

Ao escolher a empresa, uma dica é procurar por aquelas que estão dentro das normas da International Rafting Federation (IRF), principal organização do esporte. Ela é responsável por promover e regulamentar o Campeonato Latino-Americano e o Campeonato Mundial da modalidade.

A Rio Abaixo Rafting e Aventura tem instrutores campeões nacionais e internacionais do esporte. O sócio proprietário da empresa, Willian Thomaz, é o presidente da Associação de Rafting no Brasil. A agência está localizada em Juquitiba (SP), a 76 quilômetros do centro da capital, e pode ser visitada em apenas um dia.

Essas dicas são fundamentais para aproveitar o passeio sem problemas. O papel das empresas é fornecer a melhor experiência possível ao usuário. Entretanto, como em qualquer negócio, é essencial pesquisar bem para encontrar aquela que oferece exatamente o que você está buscando.

De qualquer forma, sempre entre em contato com as empresas de rafting antes de fechar o pacote. Como a prática demanda um deslocamento, é fundamental confirmar as regras e os preços antes do passeio. É melhor ser cuidadoso que receber surpresas desagradáveis, não é mesmo?

Você pode entrar em contato com a Rio Abaixo aqui pelo site. Basta preencher o formulário ou ligar para saber mais informações sobre as atividades. Estamos dispostos a tirar todas as suas dúvidas!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-