Como esportes ajudam a resolver conflitos entre funcionários?

6 minutos para ler

Com fluxos empresariais cada vez mais dinâmicos, as demandas das corporações em relação aos colaboradores passam a ser maiores. Nesse cenário, o trabalho em equipe tornou-se peça-chave para a geração de valor nas empresas. No entanto, conflitos de diversos tipos e causas comumente ocorrem entre colegas de trabalho.

Por isso, empresas vêm buscando formas de incentivar a cooperação entre seus colaboradores. O esporte é uma delas e, neste artigo, explicaremos sua relevância para resolver conflitos entre funcionários. Também apontaremos algumas modalidades que podem trazer benefícios às relações no ambiente de trabalho.

Pronto para começar?

Os impactos dos conflitos internos nas empresas

Competitividade, desinteresse e falta de empatia são fatores que impedem a cooperação efetiva entre funcionários. Nessas circunstâncias, cada um tende a focar em suas atribuições exclusivas, priorizando as metas individuais em detrimento das metas compartilhadas.

Quando o individualismo predomina sobre o espírito de equipe, abre-se caminho para o surgimento de conflitos. Entre eles está a propagação de fofocas e o boicote a determinados funcionários. Se a situação não for contida, discussões intensas podem ocorrer.

Tudo isso compromete o equilíbrio das relações entre colaboradores. Com as desavenças, o ambiente pode se tornar desagradável. Assim, a motivação para o trabalho diminui e, consequentemente, a qualidade das tarefas e a produtividade também caem.

Logo, para combater a falta de engajamento entre funcionários, os líderes devem estar atentos para identificar problemas no relacionamento de sua equipe. Para eliminar desentendimentos e estimular a colaboração de modo eficiente, uma ótima pedida é introduzir a prática de esportes na empresa.

Além dos conhecidos ganhos à saúde, os esportes coletivos trazem benefícios para o relacionamento entre funcionários. Nas empresas que mais se destacam no mercado, não há mais espaço para individualismo.

Os benefícios do esporte no meio corporativo

Esporte e ambiente empresarial têm mais em comum do que você imagina. O objetivo maior dos esportes em grupo é levar o time a pontuar. Mas para que isso ocorra, é preciso que a equipe esteja alinhada, de forma que a quantidade de erros seja reduzida.

O técnico deve conhecer bem as habilidades de cada jogador, de modo a posicioná-los de forma inteligente em campo, onde seu máximo potencial possa ser colocado em prática.

Quanto maior a cooperação entre os jogadores, maiores as chances de vitória. Afinal, poucos jogadores espetaculares podem até conduzir o time sozinhos, mas não por muito tempo. Os melhores times são aqueles em que há um bom entrosamento entre os membros, boa comunicação e facilidade de eliminar fatores que prejudicam o desempenho da equipe.

As empresas também têm objetivos definidos que variam conforme os valores e a missão de cada uma. Mesmo assim, pode-se dizer que o propósito de uma organização é gerar valor. Este pode ser traduzido em lucros, impactos positivos na sociedade e crescimento dos profissionais.

Para que tal propósito seja realizado, um gestor precisa conhecer as potencialidades e fraquezas de sua equipe para, assim, atribuir tarefas de modo eficiente. Como um líder, ele também tem o papel de motivar o bom relacionamento entre os colaboradores, a fim de evitar conflitos.

As equipes devem ter clara a importância das metas compartilhadas. Se todos ganharem, toda a empresa ganha. Se apenas um ou outro atingirem os objetivos, há um desgaste das relações de trabalho e desperdício de recursos dos profissionais e da empresa.

A prática desportiva é uma ótima maneira de estimular a cooperação, a amizade e a empatia entre os colegas. Fora do ambiente do escritório, pode-se relaxar e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades importantes para o trabalho. Com a união por um objetivo comum no esporte, a criatividade, a determinação e a perseverança aumentam.

Além disso, o esporte traz valores às pessoas. Com as atividades em grupo, cresce o respeito mútuo e a tolerância. Os jogadores entendem que é possível conviver com as diferenças e que elas podem ser benéficas para o alcance de um objetivo.

A característica dinâmica dos jogos torna necessário tomar decisões de forma rápida. Assim, ao praticar esportes, os profissionais também ganham autoconfiança.

Por todos esses fatores, as atividades esportivas são muito positivas para as empresas. Os funcionários retornam ao trabalho com os ânimos renovados e com mais disposição para colaborar. Com isso, cresce o rendimento da equipe e toda a empresa é beneficiada.

Dicas de esportes para resolver conflitos entre funcionários

Esportes populares, como o futebol e o vôlei, são ótimos para promover a interação entre os colaboradores. Por precisarem de poucos equipamentos e terem regras simples, é fácil achar um local para as práticas, que podem ser feitas semanalmente.

Grupos de corrida em empresas também vêm se tornando comuns. Já pensou em montar uma equipe com seus colaboradores e promover práticas semanais? Após alguns meses de treino, inscreva o grupo em uma corrida de rua. A evolução na resistência física e na velocidade ocorrem progressivamente e são proporcionais ao esforço do corredor. Com isso, limites físicos e mentais são superados.

Outra possibilidade é o rafting. Provavelmente você já ouviu falar dessa modalidade, mas talvez não saiba como ela pode trazer ganhos para sua empresa. O desafio da atividade é descer as corredeiras de um rio em um bote com sua equipe.

Para que os obstáculos da travessia sejam superados, os membros do time devem estar em sintonia e os comandos do líder precisam ser prontamente obedecidos.

No rafting, a confiança entre os membros da equipe aumenta, bem como o respeito entre eles. Problemas de relacionamento tendem a ser eliminados, pois cresce no time a consciência de que a tarefa só será concluída quando a cooperação for efetiva.

Não é possível atravessar o rio sozinho, mas em grupo sim. Por todos esses motivos, o rafting corporativo vem sendo cada vez mais procurado.

Para sair da rotina, vale estimular a prática de outras atividades ao ar livre. Caminhadas e trilhas de bicicleta aliviam o estresse do dia a dia. Assim, no retorno à empresa, a disposição para o trabalho aumenta, bem como a prestatividade.

Portanto, a introdução da prática de esportes nas empresas pode resolver conflitos entre funcionários de uma forma inovadora. Com o aumento da sintonia entre eles, passa a haver o respeito às diferenças e, consequentemente, menos desavenças.

Agora que você já descobriu como o esporte pode melhorar o relacionamento da equipe, que tal conhecer nossas atividades especialmente elaboradas para o meio corporativo? Oferecemos soluções personalizadas, que se adaptam às necessidades da sua empresa. Confira!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-