Como vencer os desafios e ter uma vida mais plena!

4 minutos para ler

Independentemente de etnias, crenças e vida social, conhecemos algo que todos têm em comum e com o qual se deparam diariamente: vencer os desafios! Alguns parecem impossíveis de serem cumpridos.  Mas acredite: eles são totalmente viáveis de conquistar!

Todos nós passamos por adversidades que, de fato, nos ensinam algumas lições e fazem parte do ciclo da nossa existência. Que tal se inspirar um pouco? Pensando no tema, preparamos este post com pequenas reflexões que podem ajudá-lo a deixar a vida mais leve e plena.Confira! 

Desafios: vivendo e aprendendo!

Nosso corpo e nossas emoções andam juntos e encontrar um equilíbrio entre eles, já é um grande desafio. Por fora, as adversidades sociais e os impactos que a vida impõe, são fundamentais para nos ajudar a desenvolver resiliência.

Foco: as limitações e as barreiras sempre vão existir, a questão é como saber lidar com elas. Aceitar o desafio já é um grande passo para o sucesso, especialmente quando a perspectiva é positiva.

Ou seja: nem todo desafio é ruim, nem toda barreira é indestrutível. 

Uma música do Guilherme Arantes, que ficou famosa na voz da Elis Regina, pode ilustrar bem o que estamos falando: “Vivendo e aprendendo a jogar. Nem sempre ganhando, nem sempre perdendo. Mas, aprendendo a jogar!”

Aprendendo a jogar! 

A metáfora da música é bem interessante, já parou para pensar na vida como um jogo? Mas, é claro, um jogo que vai muito além de ganhar ou perder. A questão não é a competição (com os outros ou consigo), é o APRENDIZADO. Aprender, todos os dias, sempre e cada vez. Afinal, os desafios estão aí… agora, é decidir o que fazer com eles. 

Listamos, abaixo, algumas para que você possa se inspirar! Ir com calma, ter aceitação e buscar a força interior são só alguns dos itens.

1. Aprenda a aceitar desafios

Como comentamos, este é o primeiro passo a ser dado: aceite que a vida tem desafios. Não fique lamentando porque eles costumam aparecer em seu caminho. Lembre-se que os desafios são importantes para a superação e renovação dos ciclos. Faça essa aceitação e você verá como as coisas vão começar a melhorar!

2. Encare os obstáculos

Fugir nunca é uma opção. Por mais que você queira fingir que não existam, eles estarão sempre ali “batendo em sua porta”. Por isso, encare cada desafio! Tenha coragem para entendê-los e enfrentá-los. Esteja sempre com a mente aberta para as soluções.

3. Rodeie-se de pessoas que te apoiam

Negatividade e falta de apoio não ajudam ninguém! Pode ser em casa, no trabalho ou até naquela roda de amigos: fique perto de quem te apoia e te ajuda a vencer desafios. Seja com uma ação ou uma palavra de conforto, busque estar próximo a quem transmite coisas boas. Pode ter certeza que uma mensagem positiva vai dar uma injeção de ânimo em você.

4. Aumente a força interna

Procurar o fortalecimento dentro de si é essencial para quem está em busca de vencer os desafios do dia a dia. Faça uma reflexão, destaque seus pontos fortes e trabalhe em cima deles. Procure ampliar essa força interna, com certeza ela vai fazer diferença lá na frente!

5. Saiba que é capaz

 Acredite em você e na sua capacidade. Todos somos capazes ou podemos nos capacitar para conquistar algo. Jamais acredite que você não consegue, pois isso somente vai desanimá-lo. Seja sempre positivo, confie no seu potencial e os obstáculos serão vencidos a cada dia!

Viu só? Pequenas atitudes podem ajudar a vencer os desafios. Sim, é normal ter horas de ansiedade e aflição, mas saiba como espantá-las. Busque fazer uma atividade que gosta, como exercícios físicos ou um bate-papo com amigos. Afaste a negatividade, e, principalmente, acredite no seu potencial! Se não fizer isso, quem fará por você? Seja seu maior e melhor incentivador!

Já que chegou até aqui, leia também o artigo sobre 10 dicas para quem quer praticar o rafting por conta própria! Temos certeza que vai gostar!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-