Conheça mais o treinamento outdoor!

4 minutos para ler

Já imaginou deixar o escritório por alguns dias e participar de um treinamento em meio à natureza, embarcando numa jornada que lhe trará crescimento profissional e pessoal? Estamos falando do treinamento outdoor, experiência cada vez mais procurada por empresas.

A prática baseia-se em algo simples: aproveitar as múltiplas possibilidades de aprendizado que a natureza traz. A partir disso, o participante pode percorrer um caminho de autoconhecimento, em que tem a chance de superar limites físicos e emocionais.

Curioso para saber como funciona o treinamento outdoor e quais são suas vantagens? Continue lendo para saber mais!

A origem do treinamento outdoor

O treinamento outdoor, ou treinamento ao ar livre, é um tipo de educação experiencial.

Os primeiros programas começaram nos Estados Unidos, em 1930, e foram fortalecidos em 1941, quando o professor Kurt Hahn descobriu uma relação entre a maior taxa de mortalidade dos membros jovens da marinha inglesa e sua falta de experiência de vida e autoconfiança.

Com isso, o professor desenvolveu um programa de treinamento ao ar livre para os jovens da marinha, de forma a promover suas habilidades para sobrevivência. Nos anos seguintes, novos projetos de treinamentos vivenciais foram criados ao redor do mundo.

Na década de 80, empresários americanos atentaram para a necessidade de investir em pessoas, de forma a aumentar sua produtividade e cooperação no ambiente de trabalho.

As vantagens do treinamento

Praticar atividades ao ar livre traz vários benefícios à saúde. Um deles é a liberação de endorfina, o hormônio do bem-estar, que reduz os níveis de ansiedade e estresse.

Além disso, a vivência é uma chance de desenvolvimento profissional. Ao sair do local de trabalho e adentrar um ambiente natural, desafios surgirão. É preciso, então, confiar em si mesmo, focar nas tarefas e cooperar com o grupo.

Por ser pautado na experiência, o treinamento ao ar livre quebra a lógica de transferência linear e passiva de conhecimento, oferecendo aos participantes a chance de aprender de forma ativa.

Quer conhecer algumas modalidades do treinamento outdoor e os seus benefícios? Confira a seguir!

Rafting

Ultrapassar um rio turbulento em um bote pode parecer impossível, mas com uma equipe motivada e atenta, você pode vencer esse desafio. Seguindo os comandos do líder e transformando-os em remadas, transpor as corredeiras de um rio se torna uma grande aventura.

No rafting, vencer o rio é uma meta compartilhada. Para alcançá-la, é preciso ter foco no momento e espírito de equipe, características que vêm fortalecendo o rafting como treinamento corporativo.  

Circuito vivencial

Sair do seu local de trabalho e entrar em um ambiente totalmente novo e desafiador traz inúmeras possibilidades de desenvolvimento. Essa é a base do circuito vivencial, que ocorre por meio de dinâmicas desafiadoras ao ar livre. O grupo é dividido em equipes e diversas atividades são possíveis, as quais são adaptadas ao perfil dos participantes e das competências necessárias a serem desenvolvidas. 

Dessa forma, estimula-se a cooperação e o desenvolvimento de habilidades, como liderança, tomada de decisão e capacidade de lidar com situações inesperadas. O trabalho em grupo também incentiva a conquista de metas compartilhadas e que trarão ganhos para todos. 

Coaching outdoor

Para atenderem às necessidades de um meio empresarial cada vez mais competitivo, profissionais precisam superar diversos desafios. E, para desenvolver habilidades que direcionem as equipes ao alto desempenho, o coaching outdoor é uma ótima oportunidade.

A prática alia os métodos do coaching ao treinamento outdoor, incentivando o desenvolvimento de competências, como: comunicação, gestão de conflitos, equilíbrio emocional e eficiência na realização de tarefas. Tudo isso é feito ao ar livre e vivido intensamente pelos participantes, garantindo o sucesso do aprendizado.

Assim, por ser focado na experiência, o treinamento outdoor é uma oportunidade diferenciada para o desenvolvimento de equipes. É vivendo que se aprende e, ao sair da rotina, temos a chance de transformar o corpo, a mente e o coração. Ao fortalecer a cooperação, profissionais são motivados a trabalharem por um bem comum, trazendo ganhos para todos.

Então, interessou-se pelo treinamento outdoor e gostaria de saber mais sobre esse método inovador? Assine a nossa newsletter para ficar por dentro das principais novidades sobre o tema!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-