Conheça o poder da meditação no trabalho e pratique já!

4 minutos para ler

A dinâmica das relações no mundo corporativo vem se tornando cada vez mais rápida, o que aumenta as exigências quanto ao alto desempenho nas empresas. Assim, o cansaço físico e mental tornam-se comuns, levando a um constante mal-estar. Esse, por sua vez, pode desencadear uma série de prejuízos às empresas, como queda da produtividade, desgaste das relações interpessoais e falta de motivação.

Mas você sabia que praticar a meditação no trabalho traz vários benefícios? Tanto que essa atividade vem se tornando cada vez mais comum. Curioso para saber como incluí-la em sua rotina? Continue lendo para saber mais!

Quais os benefícios da meditação no trabalho?

A meditação pode ser definida como a prática de focar no momento presente. Em uma posição confortável, com os olhos fechados e prestando atenção ao movimento respiratório, pode-se atingir um alto nível de concentração.

Sabe aquele momento em que você está no auge do nervosismo, seja por não conseguir realizar uma tarefa ou porque falta inspiração? Vejamos os benefícios que a meditação no trabalho pode trazer para aliviar esses momentos de tensão.

Aumento da capacidade cognitiva

Um estudo realizado por pesquisadores de Harvard mostrou que pessoas que se submeteram à meditação diária por oito semanas tiveram a habilidade de aprender e a capacidade de reter novas informações aumentadas — atributos relevantes no ambiente de trabalho.

Aumento do bem-estar

Estudo publicado no Journal of the American Heart Association mostrou benefícios da meditação para a saúde. Com ela, a pressão sanguínea pode ser reduzida e, consequentemente, também os riscos de ataques cardíacos.  

Logo, com uma saúde melhor, os colaboradores podem desempenhar suas tarefas com mais qualidade.

Aumento da inteligência emocional

A meditação traz otimismo ao indivíduo, freando pensamentos negativos que poderiam dar origem à depressão. Além disso, o relaxamento mental trazido pelo ato de meditar alivia os picos de estresse e ansiedade no trabalho. O praticante também aprende a lidar com suas emoções, que podem ser canalizadas de forma criativa em seus projetos.

Aumento da produtividade

À medida que se progride na meditação, a capacidade de se concentrar aumenta. Com isso, a tendência de se distrair em outros pensamentos e a vontade de usar as redes sociais durante o serviço, por exemplo, diminui. Assim, podemos organizar melhor nossas tarefas e cumpri-las com eficiência, levando ao aumento da produtividade no trabalho.

Melhora dos relacionamentos interpessoais

O hábito de meditar traz mais consciência sobre si mesmo e o próximo. Dessa forma, aumenta-se a empatia pelos colegas de trabalho e o respeito mútuo.

Com a serenidade trazida pela meditação, as pessoas tornam-se mais dispostas a ouvir e, portanto, a cooperar. Logo, até mesmo o espírito de equipe pode ser fortalecido, aumentando o engajamento entre os funcionários.  

Renovação das energias

O hábito de meditar transforma o jeito que encaramos a vida. Com ele, ganhamos autoconhecimento e equilíbrio emocional, o que eleva a confiança em nós mesmos. Assim, lidamos com os desafios de forma mais positiva — o que aumenta a disposição para o trabalho.

Como inserir a meditação em sua rotina?

É importante procurar um lugar calmo para realizar a prática. Pode ser um cantinho na área verde da empresa, uma sala vazia ou outro espaço em que você se sinta confortável e possa se concentrar. 

Escolha um horário para meditar e tente segui-lo diariamente para, assim, criar o hábito. Que tal após o almoço, para aumentar sua disposição durante o turno da tarde?

O início da prática de meditação deve ser leve, sem cobrar demais de si mesmo. Por isso, comece com pequenos intervalos de tempo. Se nos primeiros dias você se esforçar para meditar por cinco minutos, já é um avanço. Depois, vá aumentando o tempo gradualmente.

Assim, a meditação no trabalho traz vários benefícios, tanto pessoais quanto coletivos. Em momentos de tensão, nada melhor do que tirar um tempo para si mesmo e buscar refúgio interior para clarear os pensamentos. 

Meditar ao ar livre também é uma possibilidade. Estar em contato com a natureza traz vários benefícios, por isso, que tal trazer sua equipe para conhecer as atividades da Rio Abaixo?

E se gostou de descobrir o poder da meditação para aumentar o desempenho no trabalho, assine a nossa newsletter para receber mais informações sobre o tema!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-