Conheça os benefícios de praticar atividades ao ar livre

4 minutos para ler

Você provavelmente já ouviu bastante sobre a importância do exercício físico para a saúde corporal. Porém, o cuidado com a mente deve receber a mesma atenção. E uma das melhores formas de manter o cérebro sadio é praticar atividade ao ar livre.

Neste post, você vai entender como a prática de exercícios em parques e áreas verdes é importante para a sua saúde. Também vai conhecer os benefícios de tomar um “banho de natureza”. Confira!

Por que ao ar livre?

A medicina recomenda a prática de exercícios físicos, ao menos, três vezes por semana. Quem opta por se exercitar em lugares abertos pode se beneficiar mais, já que o contato com a natureza aumenta a motivação e libera substâncias importantes para o corpo, como a endorfina.

Esse hormônio é considerado um analgésico natural e um importante aliado na luta contra a depressão. A sua produção é potencializada com a prática de exercícios e ajuda a aliviar a ansiedade e o estresse do dia a dia. O seu efeito de relaxamento é uma alternativa aos antidepressivos, que trazem prejuízos ao corpo.

Além disso, muita gente considera os exercícios da academia entediantes. Se for o seu caso, que tal substituí-los pelas diferentes opções que o meio ambiente oferece? Você não vai se arrepender!

O que é um banho de natureza?

A expressão “banho de mar” é conhecida por quem gosta de frequentar praias e cachoeiras. Mas também é possível tomar um banho de natureza, ao ter contato com a floresta. Essa prática foi desenvolvida no Japão como shinrin-yoku, onde é incentivada e considerada uma atividade de saúde pública. O foco são exercícios leves, como uma caminhada ou trilha em contato com a natureza.

Seus benefícios são o alívio do estresse (pela diminuição do cortisol), diminuição da pressão arterial e frequência cardíaca, controle da ansiedade, fortalecimento do metabolismo e o relaxamento, entre outros. A redução no barulho das grandes cidades e a respiração de um ar mais puro são outras vantagens dessa prática.

Quais os benefícios das atividades ao ar livre?

São diversas as opções de atividades ao ar livre, que podem ser divertidas, emocionantes ou com muita adrenalina, como os esportes radicais. Esses tipos de exercício promovem o bem-estar e a melhoria na saúde sem a necessidade de medicamentos. O contato com o sol também é um diferencial em relação às academias tradicionais. Listamos alguns benefícios dessa prática:

  • melhora o humor — estudos indicam que as pessoas que se exercitam fora da academia tendem a ser mais felizes e têm mais prazer;
  • estimula a produção de endorfina — hormônio do bem-estar, que ajuda na luta contra ansiedade, estresse e depressão;
  • aumenta os níveis de vitamina D — a exposição ao sol é uma das principais fontes desse nutriente no corpo, que auxilia no combate à hipertensão, fortalecimento ósseo e nas funções cerebrais;
  • melhora a respiração e o sono — o ar livre é mais puro que o de ambientes fechados, o que favorece todo o sistema respiratório e auxilia no combate à insônia;
  • diminui o risco de doenças — caminhadas e trilhas, por exemplo, previnem o diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares;
  • queima mais calorias — por conta da resistência do vento e dos terrenos irregulares, é possível gastar até 5% a mais de calorias ao ar livre.

Não há um exercício ideal para quem deseja deixar o sedentarismo. O importante é manter uma regularidade para sentir os benefícios. Pode ser uma caminhada antes do trabalho, um passeio de bicicleta no final de semana ou experimentar esportes radicais, como o rafting e a escalada. Algumas empresas oferecem o day use, que é um pacote com preço único para aproveitar diversas atividades diferentes no mesmo dia. É a garantia de se exercitar com muita diversão.

E lembre-se: alguns cuidados são essenciais para evitar problemas de saúde. O uso de filtro solar e o consumo de líquido, por exemplo, são fundamentais durante as atividades ao ar livre. Também é necessário procurar um profissional de saúde antes de começar a se exercitar. É melhor não ter surpresas, né?

Não gosta dos exercícios tradicionais? O rafting é uma ótima opção de atividade física com uma pitada de adrenalina. Saiba onde praticar em São Paulo!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-