Descubra o fator de transformação da escuta ativa no seu dia a dia

4 minutos para ler

Entender o que é escuta ativa é um acréscimo transformador para as habilidades de liderança. A partir dela, você promoverá impactos positivos nas relações interpessoais, ouvindo e entendendo os colaboradores.

Nesse sentido, ter uma comunicação assertiva não é uma habilidade inata, mas uma competência comportamental que pode ser aprendida e desenvolvida. Será muito importante para o seu time se você se dedicar a isso.

Abaixo, você entenderá o que é escuta ativa e receberá dicas para incorporá-la no seu dia a dia. Continue lendo e seja um líder ainda mais inspirador!

O que é escuta ativa?

A técnica reúne comportamentos, atitudes e ferramentas para desenvolver qualidade na escuta, estar verdadeiramente presente, ter atenção total e apresentar um interesse genuíno no interlocutor. Assim, é possível perceber elementos verbais e não verbais, motivações, sentimentos, necessidades, interesses e significados, e entender globalmente o sentido do discurso.

Consequentemente, ela contempla uma mudança de filosofia nos relacionamentos interpessoais, com uma postura mais investigativa, empática e valorizadora do momento.

Como a escuta ativa tem mudado o mindset dos líderes?

Felicidade, propósito, significado e satisfação no trabalho são fundamentais para alcançar os objetivos de negócios. Já não dá mais para confiar em poder hierárquico, tampouco em executar porque é bom. O comandante moderno oferece conexão entre o trabalho e a vida em ação, utilizando o propósito de nos relacionarmos bem e estabelecendo metas cada vez mais significativas e estruturadas.

Para isso, quem está à frente precisa entender as necessidades, sentimentos e expectativas dos liderados. Esse quadro fornece os elementos para negociar tarefas, responsabilidades e recompensas, a fim de construir uma experiência positiva para todos os envolvidos.

Há, assim, uma verdadeira mudança de mindset dos líderes. Perguntas como “o que é escuta ativa?”, “como melhorar as relações interpessoais?” e “como melhorar o clima no ambiente de trabalho?” tornaram-se tendências na área. O líder deve ser capaz de inspirar e de gerar mudanças no seu entorno, entregando propósito e significado para os liderados. 

Quais são os benefícios da escuta ativa?

A transformação das habilidades de comunicação será visível em pontos-chave.

Ver a situação como um todo

Possibilita capturar elementos explícitos e implícitos, perspectivas, motivações, sentimentos, necessidades e afins. Logo, ao tentar reconstituir os fatos, alcançamos uma visão mais completa e contextualizada.

Entender decisões

Conduz à proximidade com os porquês e com a causalidade. Isto é, saberemos por que é significativo e importante para outro usar uma estratégia “x”, em vez de “y” ou “n”.

Prever comportamentos

Permite projetar efetivamente o que pode motivar, inspirar, dar propósito, gerar significado, com o embasamento sólido nas motivações, sentimentos e necessidades dos interlocutores. 

Negociar soluções

Potencializa as habilidades de composição, atingindo positivamente os núcleos da negociação: aprendizado sobre os reais interesses do interlocutor e adaptação de propostas.

Demonstrar cuidado

Transforma nossas estratégias e escolhas em comunidade para um modelo de valorização do ser humano e de melhoria das relações interpessoais, demonstradas no acolhimento, reconhecimento e suporte que entregamos aos semelhantes.

Como aplicar ao dia a dia?

Agora que você já sabe o que é escuta ativa, trouxemos passos para impactar a comunicação com seus colaboradores. 

Pare de escolher a conversa

Se o liderado resolveu abordar um assunto, é porque de alguma forma a conversa é importante para ele. Logo, dê o tempo necessário e, se for caso, feedbacks construtivos sobre o momento de iniciar uma conversa.

Questione e tire dúvidas

Procure esclarecer as afirmações trazidas pelo interlocutor, a fim de obter informações mais completas durante o diálogo.

Esteja presente

Frequentemente, os pensamentos se ocupam do passado ou de expectativas sobre o futuro, como demonstrado no excelente “O Poder do Agora”, de Eckhart Tolle“. Então, invista na qualidade da presença e treine o foco no momento.

Uma forma de praticar é a meditação. O mindfulness guia a pessoa para um estado de relaxamento e contato com o agora, sendo um caminho para gradualmente se fazer mais presente.

Com essas dicas, você já tem uma ideia mais clara sobre o que é escuta ativa na prática. Então, exercite bastante para promover mudanças importantes nas suas relações interpessoais.

Quer aprender ainda mais sobre atribuir propósito e significado ao trabalho? Leia também o nosso texto “Como o rafting pode aumentar a conexão entre pessoas?”!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-