Engajamento entre os funcionários: saiba 4 formas inovadoras de promover!

4 minutos para ler

Já é consenso entre as organizações: ter uma equipe engajada é a chave para atingir o sucesso. Afinal, times motivados entregam melhores resultados e estimular o plantel de colaboradores deve ser uma tarefa constante para toda empresa que se preza!

Uma instituição que consiga propiciar experiências que estimulem as diferentes habilidades dos seus funcionários atua no fortalecimento das conexões e eleva a sensação de pertencimento a outro patamar.

Por isso, a motivação deve abranger diversos aspectos e envolver o colaborador de forma plena. Quer promover verdadeiramente o engajamento de funcionários? Confira estas dicas e mãos à obra!

1. Promova o encontro com a natureza

Fuja da mesmice. Tire seu pessoal do escritório e realize ações que os coloquem em contato com a natureza. Essa experiência será transformadora e conectará seus colaboradores de uma forma incrível!

Uma atividade ao ar livre em um cenário diferente do dia a dia vai superar qualquer expectativa do seu funcionário e ainda vai gerar importantes momentos de reflexão que podem ser traduzidos em produtividade e empenho na volta ao prédio.

2. Incentive o lado aventureiro do seu colaborador

Vivências inusitadas que fazem os colaboradores compartilharem o sentimento de medo, de alegria e de boas risadas são essenciais na formação de uma equipe de sucesso. Leve seu time para uma atividade radical e colha os benefícios dessa prática.

Com o encorajamento dos profissionais por meio de uma ação diferenciada, além de promover um novo aprendizado, a empresa fortalecerá a união da equipe e contribuirá para o desenvolvimento do mindfulness, da inteligência emocional, da consciência do corpo e do autoconhecimento como um todo. Tudo isso enquanto gera engajamento.

3. Invista na interação entre os funcionários

As empresas que mais se destacam nas pesquisas como as melhores para se trabalhar têm um ponto em comum: promovem a interação entre os funcionários. As soluções são as mais variadas, desde pequenos eventos internos até o desenvolvimento de uma rede social corporativa. Pense em qual é o perfil da sua equipe e defina a melhor forma de estimular essa interação.

4. Construa um ambiente colaborativo

Saiba envolver sua equipe nos processos decisórios. O funcionário precisa se sentir à vontade para se expressar. É dessa forma que os feedbacks serão realmente produtivos e farão com que a empresa melhore. Fique atento não só às opiniões, mas também ao que o comportamento de cada um revela sobre as necessidades e interesses do seu time. 

Pense em como transformar o dia a dia do seu colaborador em uma boa experiência. Uma área de lazer e descanso ou uma atividade de entretenimento incluída no horário do expediente são alguns exemplos de ações que os funcionários notam e valorizam.

Viu como existem diferentes maneiras de conquistar o engajamento de funcionários? Lógico, todos apreciam bonificações financeiras, possibilidade de home office, perspectiva de desenvolvimento de carreira e um bom plano de saúde. Mas as práticas para engajar sua equipe vão muito mais além!

Provocar o enfrentamento de situações diferentes, inusitadas e que façam com que o funcionário saia da zona de conforto, além de propiciar o sentimento de conquista e realização, estimula o pensamento rápido e a construção de soluções.

Gostou das dicas ou tem alguma ideia para compartilhar conosco? Deixe aqui seu comentário para que a gente possa conhecer outras formas inovadoras sobre como engajar os funcionários!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-