Entenda como Employee Experience é capaz transformar a qualidade de vida do colaborador

4 minutos para ler

O sonho de todo gestor é ter uma equipe engajada e disposta.Tudo isso tem a ver com a satisfação dos colaboradores com o ambiente organizacional e compreender o conceito de employee experience é muito importante para alcançar esse objetivo.

Encantar os clientes com a experiência de consumo está diretamente ligado a ter colaboradores encantados com sua função na empresa. O funcionário motivado consegue prestar um serviço de boa qualidade e desenvolver-se melhor como profissional.

Neste texto, vamos explicar o conceito de employee experience e a sua importância para o cotidiano da empresa. Acompanhe e boa leitura!

O que é employee experience?

Trata-se de uma estratégia de gestão de pessoas. Visa acolher e acompanhar os funcionários para perceber como estão se sentindo em relação à empresa e como compreendem o seu lugar na engrenagem da organização.

Traduzindo do inglês, quer dizer exatamente “experiência do empregado”. Lembra como é decisivo conhecer o perfil dos clientes para proporcionar uma positiva customer experience? O princípio é o mesmo, muda-se o público e consequentemente a estratégia. Mas a ideia vai muito além do crachá! Employee experience lida diretamente com o sentimento de pertencimento do colaborador à empresa.

Por que esse conceito é tão importante?

Se pretende oferecer um ambiente produtivo, que valorize e incentive o colaborador, então fica fácil perceber sua importância. Por isso, conhecer o funcionário a partir de suas experiências pessoais é fundamental para que ele se desenvolva autonomamente e, no caso da empresa, consiga reter e atrair talentos.

As estratégias de employee experience devem ser baseadas na vivência entre os colaboradores e aplicadas por meio de um ambiente organizacional harmonioso, liderança motivadora, incentivos e plano de carreira, por exemplo. As vantagens do employee experience são muitas e vão muito além de melhorar o clima organizacional:

  • ser considerada uma empresa inovadora;
  • gerar um ambiente mais produtivo;
  • estabelecer uma comunicação franca e eliminar ruídos;
  • maior probabilidade de ser considerada uma boa empresa para trabalhar;
  • maior chance de ser indicada por ex-funcionário;
  • maior probabilidade de ser indicada por clientes;
  • maior chance de ser procurada por bons profissionais.

Qual a diferença entre employee experience e employee engagement?

A diferença básica é que o employee experience é o caminho necessário para alcançar o employee engagement. Ou seja, o primeiro conceito diz respeito a toda a jornada do colaborador na empresa, desde seu primeiro dia até que se despeça. O segundo é a finalidade (funcionários realmente engajados) para a qual se aplica as estratégias de experiência do funcionário. 

Como aplicar o conceito de employee experience na prática?

Lembre-se que cada pessoa é diferente, portanto, conhecer seus funcionários é fundamental. A pesquisa de satisfação é o primeiro passo, mas de nada adiantará se não for bem elaborada, por isso é tão importante saber os valores que motivam cada um.

Separar as áreas de interesses em grupos é uma boa ideia para planejar estratégias distintas e específicas para alcançá-los de forma mais positiva. Transferir responsabilidades e prezar pela autonomia incentiva os colaboradores a assumirem novos desafios e a serem ainda mais confiáveis.

Viu como o conceito de employee experience pode ajudar no desenvolvimento e produtividade da empresa? É fundamental saber compreender e mensurar a satisfação de seu público interno, pois isso implica diretamente na felicidade, motivação e qualidade de vida do colaborador e seus colegas.

E para fazer uma análise realmente eficiente, recomendamos este outro artigo sobre como medir a satisfação dos seus colaboradores e a importância dessa medição, para tudo sair certinho na hora de entender os dados de satisfação dos empregados. Não deixe de conferir, até mais!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-