Entenda como os 4 perfis comportamentais ajuda na consciência coletiva no trabalho

4 minutos para ler

Você sabe quais são os 4 perfis comportamentais? Entende como eles interagem entre si e como cada um pode colaborar positivamente para o engajamento da equipe? Não? Então, este texto é para você!

Um dos objetivos de qualquer gestor é constituir uma equipe coesa e motivadaAssim, esse processo deve iniciar ainda na etapa do recrutamento e ser constantemente revisado pela empresa.

Para escolher e reter os melhores talentos, é preciso conhecer um pouco mais sobre como se comportam os colaboradores. Neste texto, vamos explicar o que são os 4 perfis comportamentais, ensinar a reconhecê-los e a usar a influência da liderança para minimizar conflitos. Acompanhe e boa leitura!

O que são os perfis comportamentais?

Comportamento é o conjunto de práticas que demonstram o perfil de interação social do sujeito. Como estamos falando de um contexto organizacional, a interação social refere-se, evidentemente, ao ambiente de trabalho e ao relacionamento com os colegas e outros colaboradores.

Saber quais são os tipos de perfis e como reconhecê-los ajuda a entender melhor a equipe e a aproveitar os funcionários, considerando o que cada um tem de melhor a oferecer para a empresa.

Quais os 4 perfis comportamentais?

1. Planejador

Trata-se de um colaborador de ritmo constante. Sabe aquela pessoa que nunca se abala, pois tem tudo planejado? Geralmente, trabalha bem em equipe e está disposto a ajudar outras pessoas a serem também organizadas, principalmente porque isso ajuda com que o seu próprio trabalho saia como planejado.

Além disso, tem baixa capacidade de improvisação, que fica evidente diante de alguma crise ou situação nova.

2. Analista

Detalhista, metódico, preocupado e muito organizado. A rotina é muito importante para o perfil analista, e ele faz o que for possível para que o cotidiano não seja afetado. No entanto, é mestre em analisar os procedimentos e sugerir melhorias nos fluxos de trabalho para que tudo seja realizado em menos tempo e com mais qualidade.

Não gosta de trabalhar sob pressão, mas é excelente para as tarefas de precisão que geralmente devem ser revisadas várias vezes. Assim, as equipes com muitos perfis analistas costumam ser eficientes e coesas, porém podem acabar perdendo muito tempo com tarefas relativamente simples.

3. Comunicador

Sabe daquele funcionário carismático, comunicativo, que muda o humor do ambiente e que tem grande poder de influenciar os outros a sua volta? Esse é o perfil comunicador. Ele ajuda a apaziguar conflitos e trabalha muito bem em equipe. Pode ser muito criativo, mas pouco organizado.

Além disso, o planejamento e a análise não são o forte desse tipo de profissional. No entanto, ele colabora muito para que a comunicação ocorra de forma franca e sem ruídos que é determinante para que o trabalho tenha credibilidade e confiança.

4. Executor

Tem o senso de competitividade elevado. Chega em um lugar e domina tanto as atenções quanto as atividades. Defende seu ponto de vista e sempre tem alguma opinião contundente. Pessoas com esse perfil levam o trabalho muito a sério e terminam todas as tarefas a qualquer custo.

São responsáveis, mas podem acabar sendo um pouco egoístas, impondo a sua vontade ou opinião sobre os demais. É comum que tenham pouco apreço pelas regras transgredindo limites, eventualmente, para conseguir o que querem.

Como podem ajudar a dinâmica de trabalho da empresa?

Cada um dos perfis é complementar ao outro, reparou? Dessa forma, com a colocação da pessoa certa no lugar certo, a empresa consegue minimizar os conflitos e geri-los de forma pacífica e pouco onerosa para a equipe.

Para reconhecer cada um dos 4 perfis comportamentais, a pesquisa de clima organizacional é uma ótima opção. Mas a estratégia que costuma revela-los com mais exatidão são os treinamentos vivenciais com as experiências ao ar livre e esportes radicais, como rafting.

Isso porque é possível observar como cada um lida com situações inéditas e totalmente fora da passividade do escritório.

Como você pôde perceber, é fundamental conhecer e reconhecer os 4 perfis comportamentais dentro das organizações, para ter uma equipe harmônica e que trabalhe em regime de cooperação em todos os processos.

O conteúdo foi útil? Então você vai gostar também de conferir o artigo que mostra sobre a segurança em praticar o rafting.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-