Ownership nas empresas: como ativar o sentimento de dono nos colaboradores?

3 minutos para ler

Você já ouviu falar no conceito de ownership nas empresas? A tradução do termo, que tem origem inglesa, significa “sentimento de dono”. No mundo corporativo, é uma característica que traz muitas vantagens, tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Ela ativa a inteligência do coletivo e fortalece a cultura organizacional.

Ter uma equipe que se sente dona do seu negócio é a melhor forma de obter melhores resultados operacionais sem afetar a qualidade de vida ou as metas pessoais. Você pode conseguir esses benefícios seguindo as dicas que trouxemos neste post. Confira!

Mostre que há um mundo de possibilidades

As pessoas são mais abertas a se dedicar àquilo que lhes pareça ser vantajoso. Logo, elas precisam enxergar as possibilidades de crescimento e de ganhos, caso invistam seu tempo e seus esforços. Não é difícil convencer seus colaboradores a se envolverem mais com a empresa: basta oferecer algo em troca.

Esse benefício concedido deve ser valioso para eles. Nem sempre os aumentos salariais ou a concessão de bônus são motivos suficientes. Outras coisas, como ser parte de uma organização que está à frente de uma causa ou contribuir com o desenvolvimento de um projeto de grande impacto na sociedade, são exemplos de possibilidades que aumentam o desejo das pessoas de ajudar. 

Incentive soluções extraordinárias

Evite a monotonia. Incentive a criatividade e deixe que os colaboradores deem suas opiniões e apresentem suas ideias. Ouça cada uma com atenção e considere soluções diferentes e inovadoras.

Essa conduta receptiva estimula o ownership nas empresas, pois trabalha diretamente na sensação de pertencimento. Afinal, quando uma pessoa tem a sua voz ouvida, ela se sente parte importante do grupo.

Promova a resolução de conflitos de forma autônoma

A autonomia na resolução de conflitos é uma forma de mostrar para a equipe que você confia em sua capacidade de tomar decisões. A independência é um sentimento muito poderoso, que torna as pessoas mais fortes e seguras de si e de seus atos.

Cada pequeno conflito resolvido é uma conquista e promove o crescimento pessoal e profissional de cada um dos envolvidos.

Contribua com propósito de vida dos colaboradores

Você conhece o propósito de vida dos seus colaboradores? Esse fato é fundamental para compreender melhor quais são os valores mais importantes para eles e como a sua empresa pode contribuir com isso.

É muito mais interessante ter um profissional satisfeito e atuante em uma meta do que ter pessoas perdidas e sem perspectiva. Essa determinação acaba se refletindo na produtividade de cada um, o que gera melhoria nos resultados gerais do negócio.

Enfim, o ownership nas empresas vai muito além da entrega de responsabilidades aos profissionais. Nele, os próprios colaboradores sentem a necessidade de contribuir com o sucesso da organização, pois percebem que são parte de algo maior e mais forte.

Então, se você deseja ter equipes mais engajadas no crescimento do seu negócio, adote as medidas que listamos neste post e transforme seus colaboradores em verdadeiros parceiros da sua empresa.

O que achou deste conteúdo? Já havia pensado sobre o assunto ou ele é uma novidade para você? Compartilhe suas experiências com ownership nas empresas deixando seus comentários abaixo!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-