Pra confiar de olhos fechados: Saiba como impulsionar sua confiança na equipe

4 minutos para ler

Confiar não é uma ação muito tranquila, pois requer tempo, conhecimento e exemplos. O mesmo acontece quando se trata de impulsionar a confiança na equipe. Mas, mesmo não sendo muito fácil, traz muitos benefícios ao trabalho.

Procurar formas de aumentar o otimismo entre os colaboradores é essencial em qualquer tipo de empresa. Com mais confiança, eles ficam mais motivados e, segundo uma pesquisa feita pela Talent Manager, com uma motivação maior, a produtividade fica maior.

Está buscando aumentar a confiança na equipe e não sabe como? Nós podemos e vamos ajudar. Neste texto descrevemos quatro ações para poder desenvolver esse sentimento entre os colaboradores. E aí, quer saber mais? Então continue com a leitura e aprenda!

Invista na comunicação clara e eficiente

Ruídos na comunicação atrapalham o desenvolvimento do trabalho no dia a dia. Quer melhorar a confiança na equipe? Trabalhe de forma mais direta e tenha mais eficiência na comunicação. Como fazer isso? Nós vamos ajudar!

Desestimule a enrolação e rodeios para dar alguma notícia, seja ela boa ou ruim. Incentive a clareza, assim os colaboradores vão poder desenvolver melhor o trabalho. Não transforme o ambiente de trabalho naquela brincadeira de telefone sem fio, o que tiver que ser dito, que seja direto e breve. Não estimule o disse-me-disse ou as fofocas!

Aposte na cultura da transparência

Todo mundo já passou por isso ou conhece alguém que fez. Sabe aquele tipo de pessoa que fala na sua frente uma coisa e por trás diz outra? Não incentive essa atitude. A transparência é uma excelente condutora para as gestões que querem motivar e atrair mais a confiança dos colaboradores.

A equipe fez um mal trabalho? Invista na sinceridade e não oculte, mesmo que o feedback seja ruim. Assim eles terão uma ótima oportunidade para conversar e enxergar em que estão errando e assim, juntos, consertar e melhorar o andamento dos processos. Seja mais transparente e receba de volta a confiança dos funcionários, que verão alguém em quem realmente podem confiar.

Ouça os colaboradores para aumentar a confiança na equipe

Quem nunca ouviu da mãe ou de uma professora: temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais e falar menos. Já escutou isso ou algo parecido? Pois é a pura realidade. Pessoas que sabem escutar os colaboradores com certeza conseguem aumentar a confiança na equipe.

Ao ser ouvido, ele percebe que sua opinião ou questionamento realmente importa para a empresa. Assim vai enxergar o interesse e a preocupação em ajudar a resolver ou mudar aquela situação. E vamos combinar, pessoas que sabem realmente nos ouvir não são nem gente, são anjos!

Desenvolva a resiliência

Já ouviu falar ou sabe o que é resiliência? Se não conhece, não se preocupe! Por ser uma palavra de pouco uso no nosso dia a dia, o seu significado passa um pouco batido. De acordo com o site Museu da Língua Portuguesa é a capacidade de voltar ao seu estado natural após alguma situação ruim ou fora do normal.

E o que significa ser resiliente na prática? É conseguir administrar aqueles momentos de crise e manter-se firme, sempre acreditando e nunca desistindo de tentar. É voltar a ser você, mesmo depois daquela fase não muito boa dentro da empresa, é acreditar nos colaboradores mesmo nas dificuldades. Ter esse tipo de ação com certeza vai mostrar a sua força, aumentando a confiança na equipe e deixando eles muito mais motivados a trabalhar. E como já citamos, pessoas motivadas rendem bem mais.

E aí, consegue confiar nas nossas dicas e impulsionar a confiança na equipe? Pois pode acreditar, elas vão ajudar! A mudança de atitude vai gerar mais cooperação, trazendo mais eficácia, interação e empatia entre os colaboradores. E quem não quer trabalhar em uma empresa mais unida? Todo mundo, né?! Então desenvolva os tópicos e acompanhe os benefícios!

Apostamos que gostou do material, não é mesmo? Então compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e aumente a confiança de outras pessoas!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-