Procrastinação no trabalho: como vencer esse vilão?

6 minutos para ler

Vivemos em um mundo dinâmico, onde nossa atenção é disputada a todo momento. Com a forte presença da tecnologia em nosso cotidiano, concentrar-se no que deve ser feito é uma dificuldade que muitas pessoas enfrentam diariamente.

A procrastinação no trabalho é um dos principais problemas que afetam os ambientes corporativos, trazendo sérios prejuízos à produtividade e ao desenvolvimento organizacional.

Por isso, elaboramos este miniguia para que você saiba como a procrastinação se desdobra no ambiente de trabalho e quais são suas consequências. Também daremos dicas para combater esse mal e fortalecer o trabalho em equipe! Vamos lá?

O que é procrastinação?

Procrastinar significa prorrogar a execução de tarefas. É deixar para depois o que você deveria fazer agora. E esse vício não se traduz somente em não fazer nada. Na verdade, a procrastinação no trabalho se dá também pela sobreposição de atividades.

Sabe aquele momento em que você acabou de voltar do horário de almoço e ainda tem várias tarefas pendentes, mas em vez de começar a desenvolvê-las resolve dar uma olhadinha nas redes sociais? E quando você tem atividades para entregar no fim da semana, mas assim que chega ao trabalho prolonga o tempo do cafezinho para bater papo com os colegas? Pois é, essas são situações em que você já está procrastinando.

A procrastinação pode começar bem cedo, até mesmo antes de você levantar da cama. Quem nunca passou 10 ou 15 minutos checando mensagens ou redes sociais pelo celular, logo depois que o despertador tocou?

Mas, calma, não se culpe se você se reconheceu como um procrastinador. Um estudo de pesquisadores da Universidade do Colorado diz que procrastinar é algo natural do ser humano, sendo uma consequência da nossa impulsividade. O problema é que, muitas vezes, nosso impulso é direcionado a prazeres momentâneos e não ao que é, de fato, prioridade.  

Quais as causas da procrastinação no trabalho?

Insegurança, sentimento de incapacidade, falta de criatividade, cansaço mental, estresse, falta de motivação. Todos esses aspectos podem ser causas da procrastinação.

No entanto, além de fatores individuais, adiar tarefas prioritárias também pode ter como causa a falta de comunicação e de cooperação entre os membros de uma equipe. Muitas vezes, deixa-se de fazer algo que é urgente pelo sentimento de incapacidade ou desmotivação. Em vez de solicitar apoio para resolver um problema, os funcionários acabam postergando o trabalho e não tentam obter a colaboração dos colegas.

Como a procrastinação impacta os resultados e a qualidade de vida?

O adiamento de tarefas leva ao acúmulo de trabalho, até chegar ao ponto em que não se consegue mais reagir e fica-se estagnado. Nesse momento, quando o prazo se aproxima e percebe-se que a entrega de um projeto não será possível na data estipulada, vêm a ansiedade e o sentimento de culpa. Algumas pessoas até conseguem terminar tarefas quando o prazo já está próximo, mas isso não garante que o serviço seja entregue com qualidade.

Além de colocar em risco o cronograma da empresa, a procrastinação afeta também o bem-estar. Por não conseguirem cumprir tarefas conforme o prazo, a ansiedade pode levar os funcionários a terem noites maldormidas e uma alimentação inadequada.  

Nesse ponto crítico, é importante não se culpar demais, mas reconhecer o erro e focar aquilo que ainda pode ser feito para achar um equilíbrio no trabalho. Lembre-se: em meio ao caos, ainda pode haver uma solução inteligente para o problema.

Como eliminar a procrastinação de vez?

Comece por hierarquizar tarefas de acordo com prioridades. A partir disso, é importante ter compromisso com os prazos. Para manter o foco, elimine as distrações do trabalho. Caso sinta-se tentado a pegar o celular a todo momento, deixe-o dentro do armário e só tire quando realmente for preciso. Deixe a conversa com os colegas para os horários de descanso.

Imponha metas para si mesmo. Por exemplo, pode-se dividir um projeto em subtarefas que serão realizadas diariamente. À medida que forem sendo completadas, faça intervalos de descanso ou lazer. Quando alcançar suas metas e finalizar os trabalhos, comemore! Assim, você despertará o gosto pela disciplina, que, por estar associada a uma recompensa, pode levar à criação de hábitos que substituirão a procrastinação.

Como motivar equipes para que evitem a procrastinação?

Um líder deve estar atento ao comportamento de sua equipe, identificando seus anseios e suas preocupações. É essencial incentivar o trabalho em grupo, para que as metas individuais não se sobreponham às metas compartilhadas.

Assim, investir em técnicas inovadoras para aumentar a cooperação entre os colaboradores de uma empresa é uma boa prática. Já pensou em promover um treinamento com sua equipe em meio à natureza, sentindo a energia das corredeiras de um rio?

Estamos falando do rafting, esporte que oferece aos participantes uma oportunidade transformadora. Para atravessar um rio turbulento, é necessário que o grupo tome seu lugar no bote. O líder orienta, mas todos precisam atender aos seus comandos de forma rápida, remando para superar o desafio. 

Como abordamos no nosso post do rafting como treinamento corporativo, essa prática é mais que um esporte, pois traz ao participante a possibilidade de refletir sobre sua inteligência emocional e se conectar à equipe para vencer um problema que se desdobra no momento. Sozinho não se pode vencer a correnteza, mas com foco e integração ao grupo, sim.

O rafting já pode ser praticado em diversos locais no estado de São Paulo. Muito mais que um esporte de aventura, a prática também traz ao participante a possibilidade de entrar numa jornada de autoconhecimento, na qual seus limites são testados e barreiras internas ao desenvolvimento podem ser transpostas.

Assim, vários motivos podem levar à procrastinação no trabalho, que, por sua vez, leva à queda da produtividade e afeta também a qualidade de vida dos funcionários. O fortalecimento do trabalho em equipe é uma ótima estratégia para combater esse problema.

Por isso, que tal trazer o seu time para uma experiência transformadora na Rio Abaixo? Oferecemos experiências de rafting personalizadas, de forma a adaptar às necessidades da sua empresa. Entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo a elevar o potencial de sua equipe ao máximo, saindo da rotina em meio à natureza!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-