Rafting corporativo: treinamento experiencial de impacto!

6 minutos para ler

Vivemos a era da competitividade. No entanto, muitas empresas ainda têm dificuldade de guiar suas equipes a um caminho de alto desempenho. A falta de cooperação e empatia entre os membros são fatores que podem prejudicar o cumprimento de metas compartilhadas e, assim, bloquear a máxima realização do potencial do grupo.  

Sabia que a solução para esses problemas pode estar numa emocionante atividade ao ar livre? Neste post, falaremos sobre o rafting corporativo, que é uma verdadeira jornada para o despertar da consciência e do sentimento de trabalho em grupo, o que pode transformar totalmente sua equipe. 

Como funciona o rafting corporativo?

Praticar rafting é viver uma aventura do começo ao fim. O simples fato de estar em um ambiente ao ar livre já abre caminho para pensar fora da caixa e traz diversos benefícios.

A atividade é feita em equipes de 4 a 8 pessoas, que precisam remar para descer as corredeiras de um rio em um bote inflável. Há um líder que dá os comandos ao grupo, que deve, então, transformá-los rapidamente em remadas.

Mas não pense que o rafting é apenas uma atividade física: com a água, tudo fica mais intenso. Segundo o Feng Shui, filosofia milenar chinesa, esse elemento nos leva a viver nossas emoções mais profundas e também incentiva a criatividade e o diálogo entre as equipes.

Por isso, ao entrar no bote com um grupo para descer um rio turbulento, o senso de coletividade é fortalecido. Diante do desafio, tendemos a buscar apoio e confiar uns nos outros, o que traz diversas possibilidades para o desenvolvimento humano e profissional.

Nesse contexto, nasce o rafting corporativo, que é um tipo de treinamento vivencial. A proposta dessa atividade é levar as pessoas a aprenderem, de forma prática, como podem aprimorar suas competências para potencializarem sua performance nas empresas.

Assim, as múltiplas possibilidades de aprendizado oferecidas pelo rafting se aliam às necessidades do meio empresarial.

Curioso para entender melhor os ganhos do rafting corporativo para sua empresa? Continue lendo para saber mais!

Quais os benefícios do rafting corporativo?

Se você já notou problemas em sua equipe de trabalho, como desmotivação, falta de cooperação, individualismo, baixa produtividade e falta de comunicação, o rafting pode ajudar. Vejamos como.

O fortalecimento do trabalho em equipe

Imagine sair do escritório e chegar a um lugar rodeado pela natureza. Sinta a brisa, ouça os sons dos pássaros e o barulho da água do rio. Observe a correnteza. Você acha que conseguiria atravessar um longo trecho do rio sozinho num bote? Provavelmente sua resposta a essa pergunta foi negativa. E mesmo que ela tenha sido positiva, será que não há uma estratégia melhor para cumprir essa tarefa?

Que tal colocarmos mais pessoas dentro do bote com você? Remar para vencer a força do rio exige esforço físico. Por isso, nada mais bem-vindo do que somar forças, não é mesmo? Mas, além da visão objetiva da tarefa, pense em como você terá que se comportar para que todo o grupo saia ganhando.

Podemos comparar a travessia do rio a um projeto de trabalho que tem prazo definido para ser entregue. Se cada indivíduo apenas fizer sua parte, mas sem se preocupar em dar suporte aos colegas, pode ser que a entrega da tarefa final seja comprometida.

Com o rafting, a cooperação entre a equipe ocorre de maneira natural, pois rapidamente os membros tomam consciência de que a ação de um potencializa a ação do outro. O comprometimento de um integrante do time em dar o seu melhor motiva o comportamento dos outros; assim, novas lideranças podem surgir no trajeto.

Além disso, trabalhar em grupo ajuda a superar o medo de que não seremos capazes de vencer um desafio, pois percebemos que, juntos, podemos não somente alcançar uma meta, mas cumprí-la com qualidade. Com esse senso de coletividade intensificado, a equipe também percebe que é preciso ter concentração máxima no momento, para assim seguir às orientações do líder com eficiência e evitar prejuízos ao grupo.

A superação de limites individuais

Além da transformação coletiva, o participante do rafting também percorre um caminho interior. Ao estar diante de uma situação totalmente nova, o coração pode disparar, pois o medo vem à tona. Mas, quando a pessoa decide enfrentar o desafio, abre caminho para superar limites.

Com o foco em cumprir a meta, o medo dá lugar a criatividade, tornando a realização da atividade mais prazerosa. A velocidade do rio e a presença de obstáculos à frente exigem que os integrantes do bote tomem decisões de forma rápida, porém, com responsabilidade, para evitar erros que atrasem o alcance da linha de chegada.

Assim, o percurso no rio eleva a autoconfiança, pois cada membro do time vê que é capaz de fazer algo que parecia impossível à primeira vista. Ganha-se também maior equilíbrio emocional, pois percebe-se que, mesmo em situações em que a adrenalina está a todo vapor, todos são capazes de respirar e pensar um pouco, para assim dar a próxima remada com segurança.  

Como escolher a melhor experiência de rafting para sua empresa?

Para selecionar a melhor empresa para se praticar rafting, é preciso levar em conta fatores como infraestrutura, segurança e qualidade dos profissionais. Mas, além disso, para que sua equipe tenha a melhor experiência possível com o rafting corporativo, escolha uma companhia que faça uma abordagem profunda do esporte, superando sua simples classificação como atividade física.

Procurar uma empresa que alie a aventura do rafting ao desenvolvimento humano e profissional será um diferencial para sua equipe de trabalho. Por meio da integração da atividade a conceitos utilizados em gestão de pessoas, como por exemplo, mindfulness, é possível elevar o potencial das equipes.

Assim, praticar o rafting corporativo é uma experiência transformadora. Por ser um tipo de treinamento ao ar livre, traz uma vivência intensa aos participantes, o que torna o aprendizado mais eficiente. Com ela, profissionais podem desenvolver competências indispensáveis para alavancar seu desempenho e contribuir para o sucesso de toda uma empresa.

Agora que você já sabe que é possível elevar a produtividade de equipes de uma forma totalmente inovadora, que tal entrar em contato conosco para planejar um rafting corporativo para sua equipe? Oferecemos soluções personalizadas, que se adaptam às necessidades específicas de cada grupo.    

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-