São incríveis as possibilidades que a felicidade no trabalho pode proporcionar. Entenda quais!

4 minutos para ler

Todo mundo deseja ser feliz, e isso significa se sentir dessa forma em todos os aspectos da vida, inclusive no profissional. A felicidade no trabalho é um parâmetro que pode parecer subjetivo em um primeiro momento, mas tem se tornado cada vez mais relevante para manter a produtividade da empresa em alta.

Se você quer conquistar resultados melhores e ter uma equipe motivada, invista no quesito felicidade. Neste artigo, você vai entender por que ela é tão importante para os negócios e quais são as ações que podem favorecê-la. Confira!

Entenda a importância da felicidade no trabalho

Todos sabemos que a felicidade é um sentimento positivo. Mas o que os empresários de sucesso notaram foi a importância que esse sentimento tem para a manutenção da saúde de suas empresas. O surgimento do conceito de “Felicidade Interna Bruta” (FIB) permitiu que o assunto pudesse ser abordado de forma menos subjetiva, traduzindo as evidências de satisfação das pessoas em números.

Inclusive, em alguns países, como o Butão, o FIB é um dos fatores considerados no cálculo das riquezas dos indivíduos. De acordo com o Relatório Mundial de Felicidade, divulgado pela ONU, o Brasil ocupa o 22º lugar no ranking, que tem a Noruega, Dinamarca e Islândia nas primeiras posições.

Em conjunto com o conceito de inteligência coletiva, o acompanhamento do FIB ajuda a organização a entender melhor como está o nível de satisfação dos colaboradores e se há algo que possa ser aprimorado para trazer melhorias nesses índices.

Veja como manter um ambiente mais feliz em sua empresa

A felicidade no trabalho é um fator que pode e deve ser estimulado pelas empresas. Vale a pena investir em algumas ações que contribuem bastante nesse sentido, como veremos a seguir.

Promova métodos de inclusão

O ser humano é um ser social e isso envolve a necessidade de se sentir parte de um grupo. No ambiente corporativo, promover a inclusão de diferentes indivíduos em projetos, equipes, eventos e demais atividades ajuda a fazer com que essas pessoas se sintam bem acolhidas e queridas naquele local, além de mostrar que a empresa tem uma postura mais receptiva com todos.

Preocupe-se com o reconhecimento dos funcionários

Todo profissional que desempenha um bom trabalho merece ter seus resultados reconhecidos. Isso pode ser feito por meio de premiações, bonificações, promoções periódicas ou por pequenos atos do dia a dia, como elogiar um relatório bem-feito, citar o nome do colaborador que deu origem a uma ideia na hora de apresentá-la à alta direção etc.

Mantenha bons laços fora do trabalho

A felicidade no trabalho é mais genuína quando os relacionamentos extrapolam os muros da empresa. Quando as relações positivas se limitam ao horário do serviço, isso significa que existe um esforço maior das pessoas em manter um ambiente saudável. Quando elas são estimuladas a conviver bem fora da empresa, os laços são fortalecidos e as relações se tornam mais sinceras e frutíferas.

Compreenda o plano de carreira individual

Cada pessoa tem seus sonhos e objetivos particulares que precisam ser respeitados. Os gestores devem se preocupar em contribuir para os planos de seu time, de forma a mostrar empatia e companheirismo. Essa atitude abre as portas para relacionamentos mais abertos e confiáveis entre os trabalhadores e ajuda a deixar todos mais felizes.

Uma equipe unida e satisfeita tem maior capacidade de crescer em conjunto e de transformar uma empresa em um ambiente mais saudável e produtivo. Por isso, invista na felicidade no trabalho em sua organização e perceba os benefícios de trabalhar com pessoas mais alegres.

Aproveitando o tema, você sabe o que é a inteligência coletiva? Veja como todos da sua empresa podem crescer juntos entendendo melhor sobre esse conceito!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-